Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 07:23

    Imprimir


Pesquisadores descobriram que o cérebro humano é capaz de criar novas células. O estudo, divulgado nesta quinta-feira, pode ajudar no tratamento de lesões e de doenças que prejudicam o funcionamento do cérebro.

Assim como já havia sido detectado em ratos de laboratório, de acordo com os pesquisadores, as células nascem em uma determinada área do cérebro humano, ainda não identificada, e migram para o bulbo olfativo, região onde ocorre o reconhecimento dos aromas. Nesse trajeto, elas se transformam em neurônios.

Como os seres humanos têm o cérebro muito mais desenvolvido, encontrar essas células capazes de se transformar em neurônios é uma tarefa bem mais difícil. Em camundongos e ratos, sabe-se que elas estão localizadas na parte frontal do cérebro.

Segundo os cientistas, em animais, danos ao cérebro incitam o nascimento de novas células. "Nosso estudo fornece a fundação para essa possibilidade no cérebro humano adulto", escreveram os pesquisadores em seu relatório, publicado na revista Science.

A descoberta foi feita por meio de imagens feitas por ressonância magnética e de análises microscópicas de tecidos retirados de cérebros de pessoas já mortas. O trabalho foi liderado pelos cietnistas Maurice Curtis, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e Peter Eriksson, da Academia Sahlgrenska, em Goteborg, Suécia.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241681/visualizar/