Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 16 de Fevereiro de 2007 às 07:18
Por: Maria Clara Cabral

    Imprimir


Após reunião do Conselho Político do PT em Brasília, nesta quinta-feira, o presidente da sigla, Ricardo Berzoini, confirmou que quer a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy em algum ministério.

Atualmente, as pastas mais cotadas são Cidades e Educação. Porém, o vice-presidente do partido, Marco Aurélio Garcia, disse que a ex-prefeita é um nome polivalente. "Hoje podemos dizer que ninguém do PT reprovaria a Marta. Ela é um nome polivalente e de qualidades muito amplas".

Durante a reunião, líderes do partido definiram a lista de ministeriáveis a ser apresentada em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de conversar com o presidente, os nomes também precisam passar pelo crivo da Executiva Nacional do partido - que irá se reunir no dia 26 de fevereiro, em Brasília.

Berzoini não quis divulgar os nomes nem por quantos cargos o PT irá brigar, mas afirmou que eles querem, no mínimo, manter as pastas ocupadas atualmente pelo partido. "Estamos discutindo os espaços que hoje ocupamos, até para não causar constrangimento, já que somos do mesmo partido do presidente (Lula), e estamos em um governo de coalizão. Por isso temos de respeitar o partido", disse Berzoini.

O presidente da sigla negou ainda que esteja passando por algum tipo de constrangimento com Lula devido à pressão por cargos. "Sempre dizemos que é o presidente (Lula) que tem a palavra final. Ele que tem de avaliar como compor o desejo de mais de dez partidos, afirmou.

O outro nome que pode estar na lista do PT é do deputado Walter Pinheiro (PT-BA), mas Berzoini não confirmou oficialmente. O presidente da sigla diz também que há a possibilidade de que o partido apresente nomes que não são técnicos, ou seja, pessoas que não sejam especialistas em nenhuma área específica.

. Após a reunião, Garcia voltou a criticar a política de "porteira fechada", ou seja, abrigar pessoas de um único partido dentro de um mesmo ministério. "Eu defendo a idéia de que um ministério deva ter assessores de outros partidos. Nada de porteira fechada", disse.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241685/visualizar/