Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 17:31

    Imprimir


O estoque de sangue do Banco de Sangue do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) precisa ser reforçado para o carnaval. Neste período, os casos de emergência costumam aumentar.

É comum que haja durante o carnaval um aumento da quantidade de vítimas de acidentes de trânsito, de armas de fogo, de objetos perfuro-cortantes e outros, necessitando assim, de transfusão sangüínea. Segundo o coordenador do Banco de Sangue do HPSMC, Rene Gentil de Carvalho é necessário que mais doadores ajudem. A capacidade do hospital é de atender ao menos 50 voluntários por dia, mas recebe no máximo 30.

O HPSMC utiliza, diariamente, cerca de 30 bolsas de sangue em transfusões. No entanto, Rene ressalta que isso não corresponde a mesma quantidade doada, sabendo que algumas coletas são dispensadas por falta de aprovação nos exames.

O coordenador ainda explicou: " Qualquer tipo de sangue é sempre bem-vindo, especialmente, o tipo sangüíneo O negativo, que é raro e pode ser utilizados em qualquer necessidade. Se cada cidadão mato-grossense doasse sangue um vez ao ano, todo o Estado estaria bem abastecido".

Para doar sangue é preciso ter acima de 50 quilos, idade entre 18 e 65 anos e gozar de boa saúde. Aconselha-se ainda que, antes de procurar o HPSMC, a pessoa faça uma refeição leve, não fume nas duas horas que antecedam a doação e nem consuma bebida alcoólica quatro horas antes. O Banco de Sangue funciona todos os dias, das 8 às 18 horas.

Doadores de sangue têm direito a meia-entrada e os Doadores regulares têm direito a meia-entrada em locais públicos de cultura, esporte e lazer. A lei n.º 8.547, que instituiu o direito, foi no dia 29 de agosto de 2006. Os amantes da cultura terão o desconto em teatros, museus, cinemas, circos, feiras, exposições, parques, pontos turísticos e estádios.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242438/visualizar/