Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 16:01

    Imprimir


Começou hoje, pela manhã, mais um arrastão de limpeza e combate a dengue em Sorriso. Desde às 8h, equipes de Endemia e Vigilância Sanitária, em conjunto com os funcionários da Secretaria de Obras e Educação, estão percorrendo os bairros Benjamin Raiser e Bom Jesus, dando prosseguimento às ações de combate ao mosquito da dengue no município.

À partir de quarta-feira (14), até a sexta-feira (16), o arrastão percorrerá todo centro sul do município. A administração do município pede a colaboração de toda população para que retire todo o lixo acumulado no quintal e coloque na frente da residência para que o caminhão de lixo possa recolher. A prefeitura alerta para que a população atenda bem os agentes de saúde.

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito é o principal vetor da doença e pica apenas durante o dia. A infecção pode surgir após contaminação por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus da dengue, que produzem as mesmas manifestações. Porém, os únicos encontrados em Sorriso são os dos tipos 1 e 2. A dengue do tipo 3, ainda não identificada no município é a mais perigosa, chamada dengue hemorrágica.

Os sintomas são os mesmos da dengue comum. Apesar do nome “hemorrágica” o principal perigo da dengue tipo 3 não são os sangramentos, mas a pressão arterial muito baixa, o que leva a pessoa a sofrer um choque. Uma pessoa pode ter dengue até quatro vezes, já que existem no mundo quatro tipos do vírus da dengue. “Cada vez que a pessoa tem dengue por um tipo de vírus, fica permanentemente protegida contra novas infecções por aquele tipo.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242463/visualizar/