Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 15:07

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS), participou hoje (12), da abertura oficial do ano letivo na rede pública de ensino estadual. O parlamentar deu seqüência aos seus trabalhos desempenhados desde o início da sua carreira política palestrando aos alunos da Escola Estadual Manoel Correa de Almeida em Várzea Grande.

“O deputado sempre esteve ligado às questões ambientais e nossa escola inclusive participou dos dois ‘abraços ao Rio Cuiabá’ junto com Sérgio Ricardo. Isso dá ao parlamentar todo prestígio dos nossos alunos e a credibilidade em poder debater esses assuntos nas nossas escolas”, comemora a diretora Valdira Ferreira da Silva Santos.

Os alunos receberam o parlamentar com uma apresentação cultural de capoeira e logo após o deputado iniciou suas explanações falando sobre a importância em oferecer aos estudantes uma escola atrativa, e dentro desse contexto, incentivar a preservação ambiental. “A partir do momento que o aluno gosta de vir à escola os ensinamentos são levados daqui para a faculdade e posteriormente para profissão e vida pessoal. Temos que nos preocupar em atraí-los para as salas de aula e fazer com que tanto o professor goste de ensinar como o aluno goste de aprender”, diz o palestrante.

Para ele a educação ambiental deve sim ser tratada na base, no ensino fundamental para que as escolas formem verdadeiros cidadãos. “É daqui que sairão os futuros cidadãos de Mato Grosso. É nessa etapa, entre 6 e 12 anos que podemos formar alunos mais conscientes de seus papéis hoje e no futuro. Estamos alertas e atuantes nesse trabalho de conscientização e queremos mudar dados como esses divulgados pelo ENEM, onde Cuiabá teve um péssimo desempenho. São números alarmantes e que nos indicam que não é necessário construirmos apenas mais escolas e sim ‘melhores’ escolas”, declara o presidente da AL.

A superintendente de Gestão Escolar da SEDUC, professora Ataídes Alves, ressalta a importância da parceria e harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo do Estado que segundo ela são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de mudar essa realidade anunciada pelo Ministério de Educação. “Para nós é muito importante ver aqui hoje, o deputado Sérgio Ricardo palestrando aos alunos, com todo respeito que ele tem como político em Mato Grosso e a representatividade que possui. Isso nos dá a garantia de que não estamos sozinhos na luta para mudar esses números divulgados pelo ENEM. A capital do Estado, Cuiabá teve o pior desempenho dos últimos anos sendo que nesse mesmo período foi quando o Governo mais investiu na Educação. Precisamos encontrar essas lacunas e descobrir onde está o erro para mudarmos a realidade do ensino público e alcançarmos a referência em qualidade de ensino”, justifica a superintende ao declarar ainda que a SEDUC já providenciou uma pesquisa quantitativa e qualitativa para identificar as possíveis brechas que podem ter levado o Estado a apontar números tão preocupantes.

Ao finalizar a palestra o deputado declarou: “É com muita satisfação que participamos dessa aula inaugural e especialmente nessa escola que é vizinha ao Rio Cuiabá, nossa preocupação com o meio ambiente sempre foi muito grande, nossos trabalhos intensos, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Nossa sugestão inclusive é que as escolas estaduais e municipais convoquem cada vez mais os parlamentares de Mato Grosso a estarem participando efetivamente do processo de ensino e sentindo junto à comunidade quais são as suas deficiências e necessidades”, expõe o presidente da AL, ao ressaltar que a escola serve como termômetro para que os deputados possam saber onde e como agir.

ENEM - Cuiabá aparece como a quarta pior capital no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006 no ranking das melhores escolas públicas e privadas, divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com a classificação oficial, os estudantes cuiabanos só ganharam dos alunos de Palmas (TO), Boa Vista (RR), Macapá (AP), e Porto Velho (RO).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242481/visualizar/