Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 13:54

    Imprimir


Em discurso nesta segunda-feira durante a abertura do ano letivo da rede estadual de educação, o governador Blairo Maggi (PR) reconheceu que a qualidade da educação em Mato Grosso está abaixo da média nacional. “Ainda falta muito para alcançarmos a média brasileira, mas queremos estar superior a ela”, disse, na escola Presidente Médici, em Cuiabá.

Cuiabá aparece como a quarta pior capital no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006 no ranking das melhores escolas públicas e privadas, divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também em discurso, Maggi criticou o sistema de progressão continuada, no qual os alunos do ensino fundamental avançam as séries e só ficam retidos caso no encerramento do ciclo de quatro anos não tenham absorvido todo o conteúdo. “Os alunos deixaram de ser reprovados e deixaram de estudar”, afirmou. Para o governador, os principais responsáveis pelos resultados estatísticos são os próprios alunos.

Conforme dados do Inep, o desempenho médio na parte objetiva da prova do Enem 2006 foi de 32,44 pontos – menor média entre as escolas públicas da região centro-oeste e abaixo da média nacional, 34,94 pontos. Já na redação, a média obtida pelos alunos das escolas públicas de Mato Grosso é de 46,85 pontos, enquanto a nacional é superior a 50 pontos numa escala de 0 a 100.

Ao avaliar o primeiro mandato do governador Blairo Maggi antes de assumir o comando da Secretaria de Educação, Luiz Antonio Pagot admitiu que o Estado está "extremamente" atrasado no setor educacional, especialmente se comparado a São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Nesta segunda-feira, Maggi não deixou de comentar que investiu “muitos milhões de reais” para intervir nas escolas no início do primeiro mandato, em 2003. O orçamento da Educação para 2007 é de R$ 752 milhões.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242509/visualizar/