Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 10 de Fevereiro de 2007 às 16:35

    Imprimir


A partir de 1º de março três unidades de ensino da educação infantil e ensino fundamental funcionarão em tempo integral, em Várzea Grande. A ação faz parte do projeto "Mais Tempo Para Qualidade", e beneficiará 1.050 estudantes. Segundo o secretário titular da pasta, Elismar Bezerra, essa é uma antiga exigência da sociedade que, "por falta de interesse político, não havia sido implementada antes".

O trabalho será implantado, em caráter experimental, nas escolas "Gonçalo Domingos de Campos" – CAIC (Jardim Alá), "Profº Lenine de Campos Povoas" (Eliane Gomes) e "Pe. Luís Maria Ghisoni" (Vila Arthur). A coordenadora pedagógica da SMEC/VG, Catarina Cortez, diz que estrutura física, localização geográfica e oferta ou não dos dois segmentos do ensino fundamental (1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano) foram os critérios utilizados para a seleção dessas escolas. Durante o processo de adaptação, as escolas serão acompanhadas por técnicos da SMEC/VG.

Mudanças - As escolas que participarão desse projeto piloto terão carga horária e currículo diferenciados dos demais estabelecimentos municipais de ensino. A carga horária diária passará a ser de seis horas, ao invés de quatro. "Com a ampliação do tempo, há possibilidade de se trabalhar conteúdos que venham ao encontro da formação integral dos alunos como, por exemplo, a cultura", esclarece Catarina Cortez.

Além das matérias tradicionais, os estudantes terão aulas de língua estrangeira, informática, artes (visuais, música, dança e teatro), e práticas esportivas. Todas estas atividades estarão distribuídas nos períodos matutino e vespertino.

Ao contrário do que vem acontecendo em algumas escolas do país que implantaram o regime integral e transformaram o período vespertino em tempo para recreação sem cunho pedagógico, a Rede Municipal de Ensino promete ser diferente. "É preciso deixar claro que o período vespertino não será destinado a aulas de reforço ou atividades aleatórias. Serão ministrados conteúdos novos ou continuação dos mesmos", informa Elismar Bezerra.

Mudança. Esta não será privilégio apenas dos alunos. O corpo docente das EMEB’s "Gonçalo Domingos de Campos" – CAIC, "Profº Lenine de Campos Povoas" e "Pe. Luís Maria Ghisoni" firmaram compromisso de exclusividade com estas escolas.

"Com essa medida teremos um trabalho mais qualificado, uma vez que esses profissionais terão mais tempo para planejar suas atividades. Outro ponto positivo com a exclusividade será o relacionamento entre professor e aluno. Acreditamos que a permanência em período integral, tanto do aluno quanto do professor, criará laços de afinidade que influenciarão, positivamente, no desenvolvimento das atividades", assinala Elismar Bezerra.

Para a coordenadora pedagógica da SMEC/VG, a ação trará também benefícios à saúde física e mental dos educadores. "Eles não precisarão mais se deslocar a várias unidades para cumprirem suas cargas horárias diárias, evitando situações de stress que acabam refletidas em sala de aula".





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242768/visualizar/