Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Março de 2013 às 11:27
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


O empresário rural e proprietário da Sementes Bom Futuro (maior produtor de soja do país), Eraí Maggi Scheffer, disse, na terça-feira, durante um evento em São Paulo, que a concessão de licenças ambientais para novas obras de infraestrutura é o maior entrave aos investimentos em logística no país. 

"O problema no Brasil não é, nunca foi dinheiro. É burocrático, normativo. O governo não tem força para fazer as coisas andarem", comentou Eraí, ao jornal Valor Econômico.

Segundo o produtor, algumas obras pontuais e de custo relativamente baixo podem aliviar a pressão sobre os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Entre as obras, ele destaca a pavimentação da BR-080 no trecho de 180 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira (MT) e Luís Alves (GO), por onde passa a ferrovia Norte-Sul, que dá acesso ao Porto de Itaqui (MA).

"Perco todos os anos R$ 30 milhões por não poder utilizar esse trecho. É uma obra que poderíamos fazer e que se pagaria em poucos meses, e por onde poderíamos escoar três milhões ou quatro milhões de toneladas, mas está parada há anos à espera das licenças ambientais", critica Maggi.

O megaprodutor afirmou, ainda, que as obras de pavimentação da BR-163, que liga Mato Grosso ao Porto de Santarém (PA), estão de fato avançadas. "Para mim, [a pavimentação da rodovia] deixou de ser um problema. A questão agora são as dificuldades para destravar os investimentos em Santarém", diz, referindo-se às obras portuárias.

Para Eraí e os outros empresários que estiveram no evento promovido pela Agroconsult, as dificuldades para embarcar soja e milho nos portos de Santos e Paranaguá já surtem efeito sobre a comercialização da safra 2012/13.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24299/visualizar/