Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 15:17

    Imprimir


Cerca de 4.200 estudantes matriculados até o momento na rede municipal de ensino retornaram às aulas hoje, dia 08, em Nova Mutum. Um aumento de 8% deverá ser registrado este ano no município no número de alunos, isso porque a Secretaria Municipal de Educação e Cultura assumiu a responsabilidade das 5ª séries do Ensino Fundamental. Ao todo em Nova Mutum cerca de 6.500 alunos da rede pública devem freqüentar a sala de aula, sendo que deste montante 2.300 pertencem as escolas estaduais José Aparecido Ribeiro e Padre Johannes Bertold Henning.

Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Helena Maria Maas, o número de alunos matriculados é parcial, pois as mesmas ainda podem ser efetuadas nas secretarias das escolas o que pode superar o número de alunos registrados até o momento. “Até então já somam 11 turmas de 5ª séries matriculadas em Nova Mutum. Até ano passado apenas quatro eram atendidas pelo município”, explicou.

O fato da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro não atender mais turmas de 5ª série está baseada na falta de espaço físico. Uma portaria da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC determina um máximo de 30 alunos por sala. O regime de estudo também mudou, era de seriação e agora passou a ser ciclado, com isso a Escola decidiu assumir apenas o terceiro ciclo do Ensino Fundamental, compreendido pela 6ª, 7ª e 8ª séries, além do Ensino Médio. Os dois primeiros ciclos, compreendidos entre a Classe de Alfabetização e a 5ª série, são assumidos pelo município.

No ano passado a Secretaria Municipal contabilizou um total de 3.175 alunos em sala de aula, sendo que 757 da Educação Infantil, 2.314 do Ensino Fundamental e 104 no Ensino Médio (Técnico Agrícola).

Transporte – Para os alunos que dependem do transporte escolar o cadastro dos mesmos está sendo feito pelas monitoras dos ônibus, que atualmente circulam em 23 linhas no interior do município. Tanto o cadastro quanto o transporte é oferecido gratuitamente aos alunos no período vespertino através da Prefeitura Municipal em parceria com os governos Federal e Estadual.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243196/visualizar/