Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 13:22

    Imprimir


O educador Celso Antunes abriu hoje (6) a semana pedagógica para cerca de 2,5 mil profissionais da Educação da rede municipal de Cuiabá. O tema abordado no evento foi “Como desenvolver, em uma escola pública, um ensino de qualidade”. A palestra procurou desmistificar a crença de que alunos carentes e sem amparo familiar aprende com mais dificuldade de que aqueles em outras situações.

Na abertura do evento, o secretário de Educação, Desporto e Lazer da Capital, Carlos Carlão Pereira Nascimento, afirmou que o desafio da secretaria não é somente garantir vagas nas Unidades de Ensino, mas também promover um projeto de qualificação profissional que garanta a qualidade de ensino da rede. “Esta semana é um momento muito importante para que possamos refletir sobre a política educacional de Cuiabá”, disse.

Na oportunidade, a vice-prefeita do município, Jacy Proença, chamou a atenção para a importância social dos educadores. “Sabemos que os professores dão muito de si para a educação de Cuiabá. É o espírito de servir”, assinalou.

Para o prefeito Wilson Santos, a Smedel hoje está em melhores condições de trabalho e isso propicia o desenvolvimento de ações como recomposição salarial dos professores e funcionários e investimento em formação profissional. De acordo com o prefeito, isso se refletirá em índices menores de repetência e evasão escolar. Ele também conclamou os professores para o ano letivo de 2207. “Venham animados. Venham entusiasmados. Vamos fazer deste ano o melhor ano da Educação municipal”.

Durante sua palestra, Antunes afirmou que, para conquistar o aluno e fazer com que ele tenha prazer em aprender, o professor deve ser um propositor de situações, distanciando-se do conhecimento mecânico, indo em direção ao o saber significativo. E aconselha: “use com parcimônia os pontos de exclamação e leve para a sala de aula o bolso recheado de pontos de interrogação”.

Ele também acrescenta as qualidades que um educador deve ter para tornar suas aulas atrativas: ensinar de forma significativa, trabalhar sua inteligência e memória, e ser um bom avaliador.

Celso Antunes chamou a atenção para a relação que os educadores devem manter com seus alunos no estímulo à aprendizagem. “O aluno não pode ser um expectador na sala de aula. Ele tem que ser o ator”, enfatizou.

Para tanto, de acordo com o palestrante, são necessários desenvolvimento da linguagem, a administração de competências, construção do conhecimento e avaliação. “Para se ter uma aula admirável é preciso se ter uma aula diferente. Não existe só uma maneira de ensinar”, completou.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243474/visualizar/