Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 06:36

    Imprimir


A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) deverá propor nesta quarta-feira que os fabricantes de veículos reduzam em até 18% as emissões de dióxido de carbono de novas unidades até 2012.

Um porta-voz da comissão disse que a meta é uma redução de 25% no total de emissões de veículos, e o esforço maior deverá vir de uma melhoria na tecnologia automotiva.

Para que o objetivo seja cumprido deverão ser adotadas ainda outras medidas como uma utilização maior de biocombustíveis e o aperfeiçoamento de pneus.

A decisão causou divergências dentro da comissão que representa o bloco de 27 países.

O comissário europeu para Meio Ambiente, Stavros Dimas, queria obrigar os fabricantes a arcarem com o custo do corte de 25% das emissões sozinhos, mas enfrentou forte oposição da indústria automotiva alemã e do comissário europeu para a Indústria, Günter Verheugen.

Fabricantes de veículos da Europa dizem que outras medidas - tais como incentivos fiscais e combustíveis mais baratos - também deveriam desempenhar um papel nessa política.

Segundo os empresários do setor, até agora os consumidores demonstraram pouco interesse por carros com motores menores e emissões reduzidas.

Eles acrescentaram que há meios mais eficazes de cortar emissões produzidas por veículos do que a introdução de dispendiosas nova tecnologias, e dão como exemplo a redução de congestionamentos de trânsito e campanhas para mudar o comportamento dos motoristas.

O setor dos transportes foi responsável por 28% das emissões de dióxido de carbono produzidas pela União Européia em 2004.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243592/visualizar/