Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 06:16

    Imprimir


Cientistas britânicos vão testar lençóis e pijamas feito de um tecido que contém prata como uma arma contra infecções hospitalares, sobretudo as causadas por estafilococos aureus resistentes à meticilina (MRSA na sigla em inglês). O tecido, criado especialmente para este projeto, vai ser usado no Hospital Lister, na cidade inglesa de Stevenage, durante um ano.

O microbiologista Peter Wilson, envolvido no estudo, disse que um resultado positivo "transformaria a forma como combatemos certas infecções, particularmente a (causada pela) MRSA". A bactéria vive na pele de pessoas saudáveis sem causar qualquer problema, mas pode provocar uma infecção séria ao cair na corrente sangüínea.

"A prata é conhecida por ser um agente contra infecção muito eficiente e seguro", disse Peter Wilson. O pesquisador disse que o material já é usado em curativos médicos e máquinas de lavar. Portanto, os pijamas e os lençóis contendo prata são o próximo "passo lógico". Wilson disse também que a novidade pode ajudar a cortar custos.

Mais de 300 pessoas que testaram positivo para a presença de MRSA em sua pele serão recrutadas para os testes, que têm início neste mês. Uma metade usará pijamas e roupas de cama forrados com prata, a outra receberá pijamas e lençóis comuns.

Os resultados serão comparados para que os pesquisadores verifiquem se houve uma diminuição na quantidade de bactérias encontradas na pele dos voluntários que usaram as roupas contendo prata. A pesquisa está sendo realizada pela Fundação Barts and the London, de Londres.




Fonte: BBCmundo.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243604/visualizar/