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Economia
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 08:56

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O índice positivo alcançado com as exportações de milho pelo Porto de Paranaguá em 2006 já está se repetindo neste ano. O aumento da produção reflete-se diretamente nos embarques do milho paranaense.

Em janeiro de 2007 foram embarcadas 194.176 toneladas do produto, com destino principal para Espanha e Irã. O volume é muito superior às 282 toneladas de milho embarcadas no mesmo período de 2006, enviadas para o porto italiano de Livorno. "Desde novembro, as exportações de milho estão impulsionando a movimentação de grãos, numa época em que é comum a baixa nos embarques. Enquanto a entresafra de soja permanece, o milho ocupa lugar de destaque", avaliou o encarregado de exportações da Centro Sul - Serviços Marítimos e Armazéns Gerais, Edson Luiz Salomão.

Segundo ele, além do aumento na colheita, os leilões promovidos pela Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) auxiliaram no aumento das exportações. "No momento dos leilões, acredito que o Porto de Paranaguá foi um dos que mais conseguiu as maiores fatias e hoje escoa boa parte dessa produção", disse Salomão. No ano passado, a Centro Sul embarcou 1,2 milhão de toneladas de milho. A estimativa da safra 2006/2007 é de 44,7 milhões de toneladas, superior em 7,2% (3 milhões de toneladas) em comparação à safra anterior. Para 2007, a Secretaria Estadual de Agricultura estima uma safra agrícola superior ao ano passado em 18%, influenciando positivamente as exportações de soja e de milho. O Porto de Paranaguá é o principal canal de escoamento do milho produzido no Paraná, maior Estado produtor no Brasil, que participa com 26% da produção total do Brasil.

Dados divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mostraram que em 2006 foram exportadas 3,5 milhões de toneladas, aumento de 439% em relação à 2005, quando foram exportadas 620 mil toneladas. Este volume representou aumento na participação do produto na receita cambial gerada no terminal. Enquanto em 2005 o produto contribuiu com US$ 55,6 mil (0,6% do total gerado), em 2006 o índice subiu para US$ 402,5 mil (4,2% de participação).

O incremento na movimentação de milho contribuiu para que o Porto de Paranaguá mantivesse sua liderança no ranking dos embarques de grãos (soja em grão, farelo de soja e milho) entre os portos brasileiros. Em 2006, o Porto de Paranaguá respondeu por 12,5 mil toneladas, o correspondente a mais de 30% das 41,2 milhões de toneladas de grãos exportados pelos principais portos brasileiros, como Santos, Rio Grande, São Francisco do Sul e Vitória.

Transporte - As mais de 3 milhões de toneladas de milho que chegaram ao Porto de Paranaguá no ano passado para exportação foram trazidas ao terminal por mais de 111 mil vagões e 81 mil caminhões. Do total de carretas, 73% são originárias do Paraná. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul respondem, juntos, por 19%.

Com o otimismo de aumento da safra do grão, o Porto de Paranaguá mantém sua expectativa em ver crescer suas exportações, principalmente para países como Irã e China, seus principais consumidores. É exatamente o Irã o destino do "Situs Star", navio de 228 metros de comprimento, que está atracado nesta segunda-feira (29), no berço 212 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, carregando 57,5 mil toneladas de milho. As informações são da Assessoria de Imprensa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.





Fonte: Safras

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