Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 08:29

    Imprimir


Rebanhos de todo o Nortão, com até um ano, devem ser imunizados, a partir desta quinta-feira, contra febre aftosa. Esta é a primeira etapa da vacinação realizada no ano. Em Alta Floresta, a estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é que 158 mil bezerros recebam a vacina.

O instituto está fazendo uma pré-campanha e visitando cerca de 100 propriedades, para alertar os pecuaristas sobre a vacinação, que deve ser feita até 28 de fevereiro. O trabalho é intensificado nas fazendas em que não foi confirmada a imunização na última etapa, em novembro.

Os produtores também são orientados a declarar ao Indea após os animais serem vacinados. Para isso foi estipulado o prazo até 10 de março. Quem não informar o instituto será vistoriado e, caso não tenha feito a vacina, penalizado. Além de multa terão as guias para transporte suspensas até a confirmação da imunização, que deverá ser feita com o acompanhamento de fiscais.

No mês de maio devem ser imunizados animais com até dois anos e, em novembro, todos os rebanhos. A confirmação da doença na Bolívia também deve alertar muitos pecuaristas para a vacinação. Há 11 anos que Mato Grosso não registra focos de aftosa. O último foi em Colíder (160 km de Sinop), em 1996.

Mesmo assim, o Estado também sofreu com a ocorrência da doença no Mato Grosso do Sul e no Paraná, no ano retrasado. Alguns países embargaram a carne brasileira e o setor enfrentou queda nas vendas e preços.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244785/visualizar/