Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 09:46

    Imprimir


A Indonésia pode perder cerca de 2 mil ilhas até 2030 devido às mudanças climáticas oriundas do efeito estufa, advertiu o ministro do Meio Ambiente do país nesta segunda-feira.

Rachmat Witoelar disse que estudos de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que os níveis do mar devem subir cerca de 89 centímetros até 2030, o que significa que cerca de duas mil ilhas, ilhotas desabitadas na sua maioria, ficarão submersas.

"Nós ainda estamos em uma posição melhor. Países-ilhas como Santa Lúcia, Fiji e as Bahamas provavelmente vão desaparecer", disse o ministro. A Indonésia, composta de 17 mil ilhas, vem tentando evitar esse cenário através da redução de sua dependência de combustíveis fósseis, trocando-os por biocombustíveis.

"Estamos otimistas de que isso pode ser evitado. Mudar para biocombustíveis não é apenas bom para o meio-ambiente, mas também irá nos beneficiar economicamente, considerando o estado volátil dos preços do petróleo", disse. Os biocombustíveis são vistos como uma forma de reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, que contribui para o aquecimento global.

Um esboço de um relatório da ONU a ser publicado em Paris no dia 2 de fevereiro projeta um grande aumento nas temperaturas neste século e adverte para mais ondas de calor, inundações, secas e altas nos níveis dos oceanos, consequências do efeito estufa.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245026/visualizar/