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Economia
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 06:03
Por: Juliana Scardua

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Mato Grosso conseguiu captar R$ 1,130 bilhão em recursos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras na BR-163, BR-364, Ferronorte e hidrovia Paraná-Paraguai, principais canais de escoamento da produção regional. O conjunto equivale a 0,22% do montante total de R$ 503,9 bilhões envolvendo todas as medidas do pacote nacional. O maior bolo na reserva ao Estado envolve a construção do trecho da Ferronorte até Rondonópolis, com demanda avaliada em R$ 750 milhões, bem acima da previsão inicial de R$ 500 milhões.

Os investimentos nas duas rodovias e na Ferronorte tinham sido anunciados pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan, durante visita a Cuiabá, em dezembro passado, conforme A Gazeta antecipou com exclusividade.

O Ministério dos Transportes aponta que a aplicação do volume de R$ 750 milhões na Ferronorte está programada a partir do início de 2008. O aporte privado será viabilizado com o "empurrão" do governo federal na liberação de financiamento para a América Latina Logística (ALL), controladora da ferrovia, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ALL foi procurada pela reportagem para repercutir o assunto, mas não houve retorno.

A BR-364 é a segunda da lista em volume de investimentos e a primeira no rol de recursos exclusivamente federais, com R$ 260 milhões, o que corresponde a 23% do bolo destinado aos 4 projetos e uma fatia de 0,05% na gama total do PAC. O programa prevê a pulverização dos recursos em obras de construção e pavimentação da rodovia até 2010, com uma parcela de R$ 34 milhões já aplicada em 2006. O projeto envolve o asfaltamento entre os municípios de Diamantino e Campo Novo do Parecis, no Médio-Norte do Estado.

Outros R$ 100 milhões serão injetados até 2010 em obras de duplicação no trecho de entroncamento da BR-364 e BR-163 e no projeto de pavimentação da segunda rodovia rumo ao Pará.

Conforme os dados do ministério, R$ 17 milhões desse subtotal já foram liberados em 2006 para reparos no trecho entre Nova Mutum e Guarantã do Norte. Além da pavimentação da 163, o PAC reforça como prioridade a duplicação do trecho Rondonópolis-Cuiabá-Posto Gil.

Já para a hidrovia Paraná-Paraguai estão programados R$ 20 milhões para a utilização nos trabalhos de dragagem e derrocagem na via de escoamento (desobstrução do leito dos rios), cuja aplicação total será feita até 2009.

ALL - No início de janeiro a empresa já havia recebido o aval do agente financeiro para o desembolso de R$ 1,1 bilhão, mas o volume não inclui obras de extensão de trilhos, resumindo a aplicação em Mato Grosso à ampliação da capacidade de movimentação nos terminais de Alto Araguaia e Alto Taquari.




Fonte: A Gazeta

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