Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 26 de Março de 2013 às 07:47
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


A prefeitura de Cuiabá entregou na tarde de ontem (25) treze projetos de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os projetos pleiteiam RS 30 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinado a cidades históricas pelo governo Federal. 

O PAC Cidades Históricas vai disponibiliza R$ 300 milhões para 44 municípios. Se aprovados pelo Ministério da Cultura, a prefeitura receberá da União o valor necessário para revitalizar nove casarões, quatro praças, rebaixar a fiação do centro, alargar as calçadas de ruas históricas, como Voluntários da Pátria, Pedro Celestino, Ricardo Franco e Cândido Mariano. 

O estudo foi feito por uma equipe de sete arquitetos e três engenheiros. Caso a prefeitura passe pela seleção, entregará os projetos para o Iphan, que vai ter aproximadamente 45 dias para analisar o documento e devolver para que a prefeitura possa licitar as obras. 

“Temos prontos hoje todos os projetos básicos e executivos. A partir desse momento, com o aval do Iphan e a comunicação ao Ministério da Cultura, a decisão deverá sair no final do mês de abril”, explicou o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes. 

Atualmente, o Centro Histórico está tomado pelo abandono. Os casarões, que são tombados pelo patrimônio histórico nacional e foram construídos entre os séculos 18 e 19, estão ruindo e servem de abrigo para usuários de drogas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/24589/visualizar/