Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 16:36

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com os municípios mato-grossenses, estará intensificando as ações educativas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e aids durante o período carnavalesco. Este ano, a campanha do Ministério da Saúde (MS) terá como slogan "Com camisinha, a alegria continua durante e depois da festa". O objetivo é fazer com que os foliões descubram a tranqüilidade que podem ter depois da "folia" quando usam camisinha.

O público alvo da campanha é a população sexualmente ativa. “Queremos chamar a atenção da população para que brinque o carnaval com consciência e alertar que a melhor formar de se prevenir as DSTs, a aids e até uma gravidez indesejada é o uso do preservativo”, disse a assistente do Sistema Único de Saúde (SUS) da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas, Marli do Carmo Lara.

Conforme Marli Lara, durante a campanha os municípios estarão utilizando a cota de preservativos referente ao mês de fevereiro, que será reposta posteriormente. Para Mato Grosso, o Ministério da Saúde envia anualmente um total de 7.823.968 camisinhas masculinas, sendo 574.848 destinadas à população indígena, além de 37 mil preservativos femininos. Há ainda uma contrapartida (5%) do Estado de 440 mil camisinhas masculinas e quatro mil femininas. Para Cuiabá são destinadas 120 mil camisinhas ao mês e para Várzea Grande outras 59.904/mês.

Vale lembrar que os preservativos masculinos para adolescentes e adultos e os femininos não são fornecidos somente no período carnavalesco e podem ser encontrados na rede básica de saúde do Estado durante o ano todo, sendo preferencialmente fornecidos aos chamados grupos vulneráveis, usuários de drogas injetáveis, pessoas vivendo com HIV/Aids e em situação de risco, entre outros. Durante a campanha de carnaval, são distribuídas somente as camisinhas masculinas.

A Saúde orienta também que se evitem as bebidas alcoólicas, que podem provocar alterações de comportamento que causam problemas no relacionamento interpessoal, o que pode gerar brigas Portanto quem for dirigir, não deve beber para não provocar acidentes e colocar em risco a própria vida e a de outras pessoas. Já as bebidas não alcoólicas podem e devem ser consumidas livremente e em grande quantidade, evitando assim a desidratação.

Dentro da política de prevenção e promoção de Saúde, o Estado vem desenvolvendo campanhas de cunho educativo e de conscientização para toda população. Também são realizadas capacitações de médicos e enfermeiros, dos profissionais do Serviço de Assistência Especializada (SAE), monitoramento dos planos de ações municipais, articulações com as organizações não governamentais (ongs), que atuam na prevenção das DSTs/Aids e controle social, com os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). “As pessoas devem ficar atentas às campanhas educativas, uma vez que as informações, se levadas em consideração e praticadas à risca, podem evitar sérios riscos e problemas de saúde”, comentou.





Fonte: Assessoria-Ses/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246154/visualizar/