Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 14:46

    Imprimir


Será realizada na próxima sexta-feira (26) no auditório do Senai, em Sinop, uma reunião entre prefeitos das regiões Norte e Noroeste do Estado, além de deputados da Assembléia Legislativa e outros políticos para a discussão e elaboração de uma pauta de reivindicações que será apresentada ao governador Blairo Maggi, no dia 9 de fevereiro, durante o seminário Nortão: Dificuldades, Desafios e Realizações.

O evento é coordenado pela Assembléia Legislativa e pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB). “Será uma reunião preparatória, com muitos assuntos em pauta. Já confirmamos presença de 80% dos prefeitos dessas duas regiões e juntos debateremos temas como Amazônia Legal, BR-163 e indústria madeireira”, adiantou Leitão.

A pauta do debate, segundo o prefeito, é necessária devido à preocupação, especialmente dos prefeitos do Nortão, que têm sofrido grandes problemas que “espantam as indústrias, perdendo investimentos”.

Leitão acrescenta que essas indústrias são afastadas mais para o centro do Estado devido a problemas fundiários e “da dúbia fiscalização que Sema e o Ibama fazem nessa região”.

Já para o deputado Dilceu Dal Bosco (PFL), um dos organizadores do seminário, essa reunião será uma ótima oportunidade para que uma ampla pauta seja elaborada, com o intuito de chamar a atenção do governo, da bancada federal de Mato Grosso, da imprensa e da sociedade de um modo geral.

Segundo o parlamentar, uma discussão prevista para a reunião de sexta-feira é a conclusão da BR-163, já que este é considerado o principal entrave para o desenvolvimento do Nortão, uma vez que essas grandes indústrias também deixam de investir na região devido às dificuldades de transporte de seus produtos e custos onerosos.

Com isso os seis temas a serem debatidos no encontro são: o futuro da indústria madeireira (pauta da madeira); a retirada da Amazônia Legal/Código Florestal/Medida Provisória 2166; BR-163; Conflitos Ibama e Sema; barreira imposta pelo Mercado Comum Europeu à comercialização da carne; regularização fundiária rural/urbana.

Esses temas constam, inclusive, do livro “Desigualdades Regionais de Mato Grosso”, produzido pela Assembléia Legislativa em 2003.

“Esse estudo já apontava as várias situações vividas pelas diversas regiões econômicas do Estado. Naquela ocasião as cidades do Nortão eram consideraras com média dinâmica econômica, ou seja, não estavam entre as mais dinâmicas, como a região de soja, mas não estavam entre as regiões estagnadas, como o entorno de Cuiabá”, aponta o deputado estadual José Riva (PP), outro coordenador do evento.

Conforme Riva, hoje, após a crise do setor madeireiro, o Nortão vem se enfraquecendo, “por isso é preciso que esses temas sejam amplamente discutidos”.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246193/visualizar/