Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 24 de Janeiro de 2007 às 14:04

    Imprimir


Uma mutação genética pode explicar por que algumas pessoas gostam de acordar extremamente cedo e antecipar a hora de domir.

Segundo um estudo da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, portadores de um gene chamado Per2 têm o costume de ir para a cama entre 17h e 19h e acordar entre 2h e 4h, característica chamada de "síndrome da fase avançada do sono".

Para chegar aos resultados, os cientistas produziram camundongos com as mesmas características genéticas das pessoas madrugadoras. Os animais foram colocados em um ambiente que simulava, através de uma luz artificial, o dia e a noite.

Segundo Ying-Hui Fu, pesquisadora que liderou o teste, a experiência verificou que os roedores geneticamente modificados acordavam cerca de quatro horas antes do normal e iam dormir mais cedo também.

Uma pesquisa brasileira estuda uma mutação genética que causa efeito contrário. Cientistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão estudando o gene Per3.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, essa alteração genética determina que o portador tenha a "síndrome da fase atrasada do sono".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246210/visualizar/