Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 22 de Janeiro de 2007 às 09:20

    Imprimir


Pesquisadores interessados em realizar trabalhos na França ou em países sul-americanos já podem se inscrever no Programa de Cooperação em Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação França – América do Sul. O programa é uma iniciativa da cooperação francesa e brasileira com o intuito de incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes de pesquisa e desenvolvimento no domínio das Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação (STIC).

O objetivo é desenvolver instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa, além de selecionar e financiar projetos conjuntos de pesquisa entre a França e países sul-americanos parceiros.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes/Mec) apoiará o intercâmbio de professores e pesquisadores dos países envolvidos, sendo, no máximo, duas missões de trabalho anuais de até 30 dias cada, por projeto selecionado. Os recursos para intercâmbio de pesquisadores deverão ser usados com despesas de mobilidade (passagem e diárias para o deslocamento ao país da instituição parceira).

Para concorrer, os candidatos precisam apresentar projetos ligados a temas relevantes no âmbito das áreas das Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação (STIC). A proposta deve ser apresentada pelo pesquisador brasileiro à Capes. O grupo envolvido na pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, que apresentarão simultaneamente suas propostas às contra-partes estrangeiras envolvidas no programa.

Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, 2 (dois) anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2007. (Assessoria de Imprensa da Capes)





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246833/visualizar/