Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 20 de Janeiro de 2007 às 12:57

    Imprimir


O Corinthians terá de pagar e, pior, não vai levar. A sentença da Fifa sobre Nilmar, divulgada na sexta-feira, determina que o clube dê 8 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) ao Lyon e libere o atacante. Isto significa, para a principal entidade do futebol, que ele não possui nenhum vínculo com a equipe francesa.

Desse modo, Nilmar, obrigado por liminar, tem, na pior das hipóteses, contrato com os corintianos até 28 de dezembro deste ano. Depois, está livre.

A decisão irritou os corintianos, que vão recorrer à Corte Arbitral do Esporte, em Lausanne, na Suíça. O advogado Paulo Rogério Amoretty, que representa o time brasileiro no caso, apresentará a defesa em até 21 dias. A questão, entretanto, pode levar mais de oito meses para ir a julgamento.

A sentença da Fifa foi dada excepcionalmente pelo tunisiano Slim Aloulou, vice-presidente do comitê que representa os jogadores na entidade.

Segundo a reportagem apurou, os corintianos consideraram a decisão da Fifa política. Diziam que, tecnicamente, o clube não poderia ter sido derrotado com a estratégia de defesa adotada.Nela, o clube alegou que não fez opção de compra pelo jogador e que, desse modo, perdeu os 2 milhões de euros (pagos pela MSI) dos 10 milhões de euros acordados para a transferência.

Aloulou, porém, entendeu que, pelo fato de o Corinthians ter ido à Justiça comum para prorrogar o contrato com Nilmar até o final deste ano, exerceu a prioridade para comprar o atleta dos franceses. Diante disso, o representante da Fifa concluiu que os brasileiros tem de pagar 8 milhões de euros. No documento, de 16 páginas, ele também rejeitou o pedido do Lyon para ter o jogador de volta por conta do atestado liberatório de Nilmar protocolado na federação francesa.

O representante da Fifa entendeu que os franceses só manifestaram o desejo de ter o atacante após outro brasileiro do clube, Caçapa, ter obtido a cidadania européia.

"A partir do momento que se abriu a vaga para não-comunitário e viram que o Nilmar tinha mercado, o quiseram de volta", disse André Ribeiro, um dos advogados do atacante.

O Corinthians, pela decisão, tem 30 dias para fazer o pagamento ao Lyon após o clube francês passar uma conta bancária. Caso isso não ocorra, o time do Parque São Jorge terá de pagar 5% de juros por ano sobre os 8 milhões de euros e será alvo do Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol.

Os brasileiros, nesse caso, poderiam ser punidos com a proibição de fazer transferências de atletas ou até serem rebaixados para a Série B (ou até para a Série C) do Brasileiro.

Esse prazo para o pagamento da dívida, no entanto, será suspenso quando os corintianos entrarem com o recurso na corte arbitral de Lausanne. Três árbitros julgarão o caso. O Corinthians tem direito a escolher um, o Lyon, outro, e o terceiro, indicado pelo tribunal, presidirá a sessão e tem voto decisivo em caso de empate.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247143/visualizar/