Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 20 de Janeiro de 2007 às 09:44

    Imprimir


A mente humana pode optar por se omitir em determinadas situações. Isso ocorre quando as pessoas estão "sonhando acordadas". Pesquisadores americanos descobriram que existem regiões específicas do cérebro responsáveis por esses devaneios. A descoberta foi publicada na edição desta sexta-feira da revista Science.

"Há uma rede de áreas que sempre parecem estar ativas quando você não dá nenhuma tarefa para uma pessoa fazer", disse a psicóloga Malia Mason, da Escola de Medicina de Harvard. "Mas eu descobri que, na maior parte do tempo, as pessoas não estão pensando em coisas fantasiosas. Elas estão pensando no que devem fazer depois", complementou a estudiosa.

A equipe de Mason usou o exame de ressonância magnética para descobrir o que acontecia com o cérebro de alguém que estava "sonhando acordado". Dezenove voluntários participaram do estudo. Os exames eram feitos quando as pessoas estavam sendo questionadas sobre alguma coisa e nos intervalos em que elas simplesmente ficavam paradas, esperando por uma próxima pergunta dos cientistas.

Nos momentos de devaneios, a ressonância magnética mostrou que áreas localizadas na região frontal superior do cérebro; na ínsula, nas laterais; e no lobo temporal, na região posterior, estavam em funcionamento.

Neurologistas e psicólogos já discutiram muitas vezes sobre o que acontece com a mente quando as pessoas não estão pensando em nada especificamente, nem fazendo alguma coisa. Muitos concordam que, mesmo nessas situações, o cérebro não pára de funcionar.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247170/visualizar/