Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 09:29

    Imprimir


A Justiça dos EUA determinou nos últimos anos o fechamento de ao menos sete templos da Igreja Renascer em Cristo, de propriedade de Sonia e Estevam Hernandes, no Estado americano da Flórida. Hoje, apenas uma sede permanece aberta em Deerfield Beach, nas cercanias de Miami, batizada de "Reborn in Christ", tradução literal do nome.

Irregularidades na licença de funcionamento e falta de clareza nas arrecadação de fundos motivaram a interdição, segundo a Folha apurou. Nos EUA, as igrejas também são isentas de imposto de renda, mas têm de prestar contabilidade ao fisco sobre a origem e o uso dos recursos arrecadados com os fiéis. Uma das acusações da Justiça é que o casal usava as igrejas como fachada para um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do Brasil.

A Folha esteve na última segunda-feira, incógnita, na filial americana da Renascer, num shopping a meia hora de carro de Miami, região que concentra a segunda maior comunidade de imigrantes brasileiros nos EUA, depois de Nova York.

Decorada com paredes em tom azul celeste e branco (alusão ao céu), a igreja é liderada pelo pastor Levy, que pede orações (e contribuições) para a fundadora da igreja, a bispa Sonia. Os motivos da prisão do casal (o contrabando de US$ 56.467 em dinheiro vivo e depoimentos falsos à polícia de imigração) não são revelados.

"As notícias que vêm do demônio vão nos separar do amor do nosso santo Deus?", pergunta Levy três vezes. "Não", respondem os fiéis em uníssono, a maioria jovens. No palco, uma banda toca músicas evangélicas. A platéia parece gostar e sabe os refrães de cor. Os cultos acontecem de segunda a sábado às 20h30 e aos domingos às 11h, às 17h e às 19h30.

"Senhor, nós levantamos nossos envelopes e colocamos neste envelope nosso coração, senhor", é o bordão, repetido diversas vezes ao longo do culto, celebrado em português.

Nesse momento, os féis levantam os envelopes em que serão ofertadas as doações em dólar. Diferentemente do templo do Cambuci, em São Paulo, em Miami não se pode doar em cheque ou com cartão de crédito, mas a palavra dinheiro não é mencionada nenhuma vez. O fiéis se abraçam, depositam os envelopes no altar.

Há dez anos, o casal Estevam e Sonia viaja no mês de janeiro a Miami para conduzir cultos da "Reborn in Christ" e promover shows evangélicos, cuja entrada é paga.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247376/visualizar/