Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 07:25

    Imprimir


A busca de novas alternativas para agregar valor às propriedades está estimulando investimentos em novas atividades em Nova Mutum. Uma delas é a suinocultura, que, nos dois últimos anos dobrou a produção, e a projeção é que continue crescendo nos próximos anos.

“Tivemos dois anos de dificuldades na soja o que passou a trazer novos horizontes e diversificar, tanto para garantir a segurança quanto o crescimento”, destacou o secretário de Agricultura, Francisco de Moraes. Hoje a suinocultura ocupa a segunda posição na economia do município. No ano passado a carne suína foi o terceiro produto mais exportado, perdendo para a soja e algodão.

Um frigorífico que atua desde 1997 em Nova Mutum, abate, diariamente, cerca de 2,5 mil suínos. Até 2010 pretende expandir para 8 mil suínos abatidos ao dia. Um total de 20.300 matrizes abastecem hoje a unidade, além de animais criados por produtores independentes dos municípios de Sorriso, Tapurah e Vera.

A avicultura também ganha espaço. Quatro novos aviários devem ser construídos até o final do primeiro trimestre, com capacidade de produção de 140 mil aves. A comercialização é garantida com o funcionamento de um frigorífico de aves, desde 2005, que já investiu R$ 100 milhões no município.

Na segunda fase, prevista para ser implementada até o início de 2009, a intenção é dobrar o número de animais abatidos, totalizando 280 mil aves ao dia.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247450/visualizar/