Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 15:53

    Imprimir


A merenda escolar em alguns municípios de Mato Grosso pode ser terceirizada. A idéia surgiu depois que uma comitiva de prefeitos mato-grossenses conheceu, esta semana, em Curitiba (PR) e Sorocaba (SP) uma nova alternativa de produção e distribuição da merenda escolar. A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM mobilizou os prefeitos para a visita técnica. “O sistema possui alta tecnologia e se for implantado em nossas prefeituras poderá contribuir muito com a administração municipal”, destacou o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos.

As prefeituras de Curitiba e Sorocaba optaram por terceirizar o serviço na rede municipal de ensino e não se arrependeram. A qualidade da comida e a satisfação de pais e alunos superaram as expectativas. “A alimentação adequada é o fator que mais contribui para o bem estar e para a melhora da qualidade de vida de nossas crianças. Por isso a prefeitura de Curitiba resolveu terceirizar a alimentação escolar em todas as unidades municipais”, explica a secretária de Educação de Curitiba, Eleonora Bonato Fruet.

O processo de terceirização da merenda escolar em Curitiba teve início em 1998. Segundo a secretária, nesta data, a prefeitura deveria decidir em reequipar as escolas ou terceirizar a merenda. No mesmo ano metade das escolas passou a receber a merenda terceirizada. Em 2000, 100% das escolas da rede passaram a receber a alimentação de cozinhas centralizadas. A merenda é levada até as unidades escolares em recipientes chamados “hot pots” e é servida individualmente para cada aluno.

Hoje a prefeitura de Curitiba mantém contratos com três empresas de terceirização de refeições que atendem as 171 escolas do município e cerca de 30% das creches. “ Servimos todos os dias 240 mil refeições nas escolas e creches de Curitiba. Para manter o padrão e confirmarmos a eficácia do trabalho das empresas contratadas todos os meses a secretaria monitora as escolas e produz um relatório onde são avaliados a qualidade da alimentação, horários e cardápio”, destaca a secretária.

Os prefeitos mato-grossenses tiveram a oportunidade de conhecer essa unidade e o mais importante, provar a merenda. “Muito boa e saborosa”, relata o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia. “Gostei muito da limpeza das cozinhas e das regras de higiene utilizadas na confecção da merenda e sem falar na qualidade da refeição que é ótima”, destaca o prefeito de Pontes Lacerda, Newton Miotto.

Os prefeitos visitaram ainda o município de Sorocaba, que é conhecido como pioneiro no processo de terceirização da merenda escolar. Hoje a prefeitura gasta cerca de R$ 1 milhão e 500 mil por mês com a alimentação dos alunos. Cerca de 150 mil alunos distribuídos nas 148 unidades escolares recebem as refeições terceirizadas todos os dias.

Os prefeitos e secretários mato-grossenses ficaram muito satisfeitos com o sistema de terceirização da merenda que conheceram. O prefeito de Nova Olímpia, José Elpídio Cavalcante, ficou impressionado com o sistema e disse que agora é preciso fazer um estudo de viabilidade econômica. “Como nosso município é pequeno, é preciso saber se é mais viável econômica e logisticamente implantar a terceirização sozinho ou em consórcio com municípios vizinhos como Tangará, Barra do Bugres e Denise”, explicou. A secretária de Educação de Alta Floresta, Irene Duarte, ficou muito interessada no sistema e destacou a organização, a limpeza e a alta qualidade da merenda escolar.

“Em Alta Floresta a rede municipal atende 5 mil alunos. Nossa intenção é sugerir uma parceria com o governo do Estado para que possamos terceirizar a merenda de todos os alunos do município” destacou. Já o secretário de Educação de Cuiabá, Carlão Nascimento classificou o sistema “como um novo conceito de alimentação escolar”. Carlão solicitou à empresa, que presta o serviço, que faça na capital um levantamento nas escolas para avaliar o custo benefício da terceirização da merenda. O secretário de Educação de Rondonópolis, Javert Melo, enxerga a terceirização como uma nova tecnologia na construção da merenda escolar. “Gostei muito da estrutura da empresa que oferece o serviço. Ela está há 27 anos no mercado e presente em 14 estados e 49 municípios. São pontos relevantes que devem ser levados em conta, caso se decida pela contratação do serviço”, lembrou o secretário.

No Brasil existem hoje seis empresas no ramo de terceirização de merenda escolar. A previsão para 2007 é que mais quatro empresas entrem no ramo, dessas duas, são multinacionais. Participaram da comitiva os prefeitos Júlio César Ladeia(Tangará da Serra), José Elpídio Cavalcante(Nova Olímpia), Newton Miotto(Pontes e Lacerda) Celso Banaseski(Colíder) e Dimorvam Brescancin(Campo Verde). Os prefeitos foram acompanhados pelos secretários Jefferson Messias(Várzea Grande) Javert Melo(Rondonópolis), Irene Duarte(Alta Floresta) Fábio Faria(Canarana), Vivaldino Gomes(Nova Olímpia), José Jaconias(Tangará da Serra), Carlos Lucato(Jauru) e Noi Scheffer(Assessor Seduc).





Fonte: Da Assessoria/AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247533/visualizar/