Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Janeiro de 2007 às 09:19

    Imprimir


A Superintende de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Vanessa Rosin, se reuniu, na tarde ontem, a prefeita de Alta Floresta, Maria Isaura Dias Alfonso, o procurador do município, Robson Silva Salustiano para estudar o processo de informatização do Banco de Dados desta sede municipal, ou seja, da instalação do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

São quatro as fases de instalação do Sindec: mapeamento, capacitação, treinamento e produção/ integração. A primeira consiste em analisar minuciosamente a estabilidade de comunicação da rede; a segunda na instalação da parte técnica; a terceira no treinamento dos funcionários quanto ao uso dos modelos de processo e Cartas de Investigação Preliminar (CIP) e no manuseio do Sistema; a quarta sim é o atendimento informatizado propriamente dito.

De acordo com a superintendente, o Sistema é simples, mas irá auxiliar e muito o trabalho dos funcionários da sede. “O Procon de Alta Floresta tem feito um ótimo trabalho junto aos consumidores da região. Com o Sindec, o município só tem a ganhar em modernização e otimização”, informou Vanessa.

O Sindec possibilita o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.

“Agora que nossos consumidores têm acesso facilitado aos seus direitos, vamos procurar interligar este trabalho com o restante do país”, ressaltou a prefeita. Após a instalação do Sindec, a sede fará parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor, o que facilita, não só o trabalho dos atendentes, como também possibilita a consulta dos cidadãos do município quanto à procedência dos fornecedores na internet.

Além da sede Estadual e do posto de atendimento do Ganha Tempo em Cuiabá, o Procon possui hoje, 17 sedes municipais. Duas delas, de Rondonópolis e de Campo Novo do Parecis, já possui todo seu banco de dados informatizado pelo Sindec.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247658/visualizar/