Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 20:45

    Imprimir


A mestranda em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Luzia da Silva Lourenço, seguiu ontem (15) para o Canadá para participar de intercambio de dois meses, no Instituto de Estudos Ambientais na Universidade de Québec, em Montreal. Este programa começou a ser delineado, há cerca de dois anos, quando o pró-reitor de Pesquisa da UFMT, Paulo Teixeira, se reuniu com os gestores da Universidade das Nações Unidas-UNU, para efetivar a parceria, através do Programa Regional Ambiental do Pantanal – PREP e do Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP, do qual é secretário executivo.

O intercambio é custeado pela instituição que envia o aluno, desde documentação, passagens, hospedagens, alimentação e a instituição anfitriã é responsável pela logística. Luzia da Silva é a primeira aluna da Universidade Federal de Mato Grosso, que participa do intercambio com a Universidade de Québec, sendo que no ano passado a UFMT recebeu, para estágio, quatro alunos do Canadá.

Os objetivos da parceria são: gerar, adaptar e difundir conhecimentos sobre as áreas úmidas visando a melhoria das condições de vida da área pantaneira e preservação do meio ambiente; desenvolver uma visão acadêmica técnica; oportunizar a participação de alunos da UFMT em atividades integradas de pesquisa com segmentos de comunidades internacionais; ampliar a visibilidade internacional da UFMT, dentre outros.

Paulo Teixeira destaca que as trocas de experiências, geradas pelo intercâmbio, são muito importantes para a formação de recursos humanos com mais capacitação. “Eles adquirem mais conhecimentos em diversas áreas, ficam em contato com outras culturas e neste caso, a aluna Luzia terá a oportunidade de conhecer outro tipo de área úmida, e com isso comparar os dois ecos-sistema, além de gerar também um impacto muito positivo dentro do curso de Biotecnologia”, destaca.

Luzia Lourenço embarca levando na bagagem muita expectativa. É a primeira vez que faz uma viagem internacional. “Quero aproveitar o máximo este estágio. È uma oportunidade ímpar poder conhecer culturas diferentes, outra realidade cientifica, laboratórios, áreas úmidas e então comparar com o que temos”, enfatizou, afirmando ainda, que está tão animada que já pensa também em fazer seu doutorado no exterior.

De acordo com Pierre Girard, coordenador científico do CPP, responsável pela seleção dos mestrandos para o intercambio, a divulgação foi feita via internet e despertou mais interesse nos alunos do curso de ecologia, uma vez que a região visitada é de áreas úmidas. O quesito básico para inscrição foi domínio da língua inglesa e francesa.

Centro de Pesquisa do Pantanal

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP visa contribuir para o bem estar da população pantaneira, tendo em vista a sustentabilidade da região. Atua em redes desenvolvendo projetos nas áreas de: pesca e pecuária.

Em nível internacional o CPP atua em parceria com o Programa Regional Ambiental do Pantanal – PREP, um programa apoiado pela Universidade das Nações Unidas – UNU, o que possibilitou a realização do intercambio.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248070/visualizar/