Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 10:12

    Imprimir


O programa Por Dentro do Parlamento recebeu no ano de 2006, aproximadamente quatro mil alunos e 155 professores em visita à Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

Cada vez é maior o interesse das escolas, inclusive de cursos de nível superior, em conhecer o funcionamento do Poder Legislativo. O programa já recepcionou até visitantes do exterior, como um grupo de rotarianos do Texas (EUA) que esteve na Assembléia em maio do ano passado.

Criado há nove anos pela Secretaria de Comunicação da Casa, o programa objetiva divulgar o trabalho desenvolvido no Poder Legislativo do Estado. As visitas, coordenadas pelo professor José Ival de Souza, incluem palestra sobre a história e as funções da Assembléia. Os alunos também são levados ao plenário das deliberações, local onde são votados todos os projetos de interesse da população. Visitam, ainda, as instalações da TV Assembléia, o Instituto Memória, gabinetes de deputados e a Secretaria de Comunicação da Casa.

É uma oportunidade dos estudantes terem contato direto com um dos três Poderes Constituídos. Nas palestras, José Ival explica o que é a Constituição, para que ela serve e no que influencia na vida das pessoas. Segundo ele, os alunos mais interessados são os do ensino fundamental, da 5ª a 8ª séries. “São os que mais fazem perguntas e demonstram curiosidade sobre o tema”, frisa. O coordenador do programa Por Dentro do Parlamento também dá palestras nas escolas. Somente em 2006 foram oito palestras, além das 99 visitas que a Assembléia recebeu.

Algumas escolas chegam a visitar a Assembléia por várias vezes, trazendo maior número de alunos. A Escola Estadual Vera Pereira, de Cuiabá, por exemplo, participou do Por Dentro do Parlamento quatro vezes. A Escola Jaime Veríssimo de Campos Júnior, de Várzea Grande, esteve no Poder cinco vezes.

A coordenadora da unidade 2 do Colégio Espaço do Saber, Sandra Maria Tibaldi Santana, gostou muito da experiência do programa. Ela esteve na Assembléia acompanhando uma turma de alunos de 5ª a 8ª séries. Conforme ela, os alunos também gostaram muito de tudo. Principalmente porque eles foram privilegiados. Chegaram num dia de sessão, quando os trabalhos ainda não haviam iniciado e o então presidente da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB), os autorizou a entrar no Plenário. “Fomos a primeira escola a entrar no Plenário. Foi muito bom”, destaca Sandra. A unidade 2 do Colégio Espaço do Saber resolveu vir depois que a unidade 1 já havia feito uma visita.

Para a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Básico Professor Paulo Freire, de Várzea Grande, Marinete Maria da Guia Campos Barros, a experiência foi ainda melhor. Isso porque a visita foi um complemento ao trabalho que estava sendo desenvolvido na escola sobre o tema “Cidadania e Processo Eleitoral”. Os alunos de 5ª a 7ª séries apresentaram um relatório da visita para a disciplina de Língua Portuguesa e ainda construíram uma maquete do prédio da Assembléia. “Os alunos puderam ver exatamente como funciona o Poder. Isso foi muito positivo”, destaca Marinete.

O professor de matemática e presidente do Conselho da Escola Barão de Melgaço, em Cuiabá, Claudinei Sartorello, explica que decidiu participar do programa Por Dentro do Parlamento para que os alunos de 3ª a 7ª séries pudessem conhecer a função e o trabalho desempenhado pelos deputados. Para ele, é uma forma dos adolescentes começarem a pensar na construção de um futuro melhor para o país, o que se consegue através do voto.

As visitas à Assembléia Legislativa pelo programa Por Dentro do Parlamento são feitas por agendamento. As escolas podem solicitar uma data para participar, e o professor José Ival também está constantemente entrando em contato com os estabelecimentos de ensino para saber do interesse de cada um em participar do programa. As palestras nas escolas também podem ser solicitadas na Secretaria de Comunicação da Assembléia.

O primeiro secretário da Assembléia, deputado José Riva (PP), frisa que o programa Por Dentro do Parlamento foi criado com o objetivo de aproximar a sociedade em geral do Poder Legislativo estadual e esclarecer sobre o verdadeiro papel do deputado. O programa é direcionado principalmente à juventude.

Segundo o deputado, que era presidente quando foi criado o programa, é comum as pessoas confundirem as funções do Executivo e do Legislativo. “Chegam a reclamar aos deputados, por exemplo, quando cai uma ponte”, diz Riva. O parlamentar ressalta que a função do deputado é legislar, criar as leis que regem a sociedade e isso precisa ficar claro.

Para Riva, o Por Dentro do Parlamento tem atingido seu objetivo. “De forma lenta e gradual vamos atingindo toda a sociedade. A cada 100 pessoas que visitam a Assembléia e conhecem seu trabalho, são muitas outras que também têm acesso a mesma informação que é espalhada pelos visitantes, que funcionam como multiplicadores. Com o tempo vamos criar essa conscientização sobre o Legislativo na população”, observa o deputado.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248213/visualizar/