Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Janeiro de 2007 às 08:31
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


A venda de hortifrutigranjeiros em Nova Mutum movimenta todos os meses aproximadamente 650 mil reais. O número foi levantado através de pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a UNINOVA – União do Ensino Superior de Nova Mutum - e deverá servir como base para projetos de verticalização que serão colocadas em prática no assentamento Ribeirão Grande (80km da sede) e também para iniciativas em chácaras e pequenas propriedade.

O trabalho foi desenvolvido no mês de novembro do ano passado, ocasião em que 13 estabelecimentos (mercearias, mercados e supermercados) foram visitados para a coleta das informações. Com isso identificou-se a existência de 69 diferentes produtos comercializados que se enquadram na categoria de hortifrutigranjeiros, ou seja, frutas, legumes, verduras, entre outros. Constatou-se ainda que praticamente 98% vêm de centros produtores localizados em outras regiões do Brasil. Nova Mutum coloca no mercado apenas algumas folhosas, a exemplo de alface, couve, almeirão e tempero verde, mas não atende a demanda durante o ano todo.

Como o objetivo era identificar viabilidades para o assentamento rural, o passo seguinte da pesquisa foi identificar entre os produtos catalogados quais eram passíveis de produção em Nova Mutum. Chegou-se então a 34 espécies. Com tais informações em mãos o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Moraes Filho e a UNINOVA reuniram-se ainda dezembro com os produtores da Ribeirão Grande e apresentaram tais dados. O mesmo será feito nos demais assentamentos e também com os chacareiros.

Segundo Francisco Moraes Filho, trata-se de um pontapé inicial no sentido de proporcionar alternativas de diversificação e renda para os pequenos produtores rurais. “Com base nessas informações os agricultores podem se organizar e estruturar-se para suprir a demanda local com determinados produtos”, explicou. O secretário acrescentou ainda que o investimento não é alto, principalmente se for trabalhado em forma de cooperativa, que é o mais aconselhável. Caso opte-se pelo cultivo a Secretaria dará ainda suporte técnico inicial para os agricultores.

Entre os 34 produtos que tem condições de serem cultivados em Nova Mutum com o objetivo de atender a demanda local estão: abacaxi, abóbora, acelga, agrião, alface, alho, almeirão, batata doce, batata inglesa, berinjela, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura, cheiro verde, chuchu, couve, couve-flor, feijão vagem, jiló, laranja, limão, mamão, mandioca, maracujá, maxixe, melancia, pepino, pimentão, quiabo, repolho, rúcula e tomate.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248509/visualizar/