Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Janeiro de 2007 às 07:57

    Imprimir


Produtores estão atentos com a variação do clima para os próximos dias. Em muitos municípios do Nortão a colheita deve ganhar um ritmo maior a partir desta semana. Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, que estão entre os maiores produtores de soja do país, algumas lavouras já estão sendo colhidas.

Para o sojicultor sorrisense Ivan Bedin, o tempo está colaborando. Ele plantou cerca de 10 mil hectares da oleaginosa e 500 já foram dessecados. “Se continuar com poucas chuvas vai possibiliar uma colheita com mais qualidade”, disse, em entrevista a TV Centro América.

Em Lucas do Rio Verde, que foi o primeiro a iniciar a colheita na região, além da boa distribuição de chuvas, a produtividade obtida nas plantações também está animando os produtores. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural, Carlos Alberto Simon, estão sendo colhidas, em média, de 52 a 58 sacas por hectare.

“Ao preço que está hoje cobre os custos, mas não paga os investimentos feitos nas propriedades”, acrescentou. Ele destaca que grande parte da produção já foi comercializada, em vendas futuras, com o preço anterior. A desvalorização do grão vem sendo enfrentada pelo setor desde 2005.

Muitos produtores também estão apostando na safrinha. O milho e o algodão devem ganhar espaço na região, impulsionados pelo atual econômico, que aponta boas perspectivas de preços e comercialização. Como é o caso do produtor Luiz Bertolini, que plantou mais de 2 mil hectares de soja em Lucas do Rio Verde. Desses, 500 hectares serão cultivados com algodão e o restante com milho.

A estimativa é que o município supere a área plantada no ano passado e se mantenha na liderança da produção do milho safrinha. Em safras passadas Lucas do Rio Verde ficou com primeiro lugar no ranking de maiores produtores.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248522/visualizar/