Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 15 de Janeiro de 2007 às 07:55

    Imprimir


Hoje é o último dia para as inscrições para o processo seletivo das cinco melhores universidades russas. A iniciativa é parte do programa de estudos da Associação Latino-americana Russa de Estudos Superiores, órgão representante oficial das instituições no Brasil. São 120 vagas para cursos de graduação e pós-graduação em ciências humanas, exatas e biológicas. Quem se inscrever até hoje poderá embarcar já na última semana de março.

Fazem parte do programa instituições como a Universidade Estatal de Bélgorod (30 vagas), com a melhor infra-estrutura do país, a Universidade Aeroespacial de Moscou (10 vagas), o mais avançado centro de estudos e pesquisas em aviação e ciências espaciais da Rússia, e a Academia Médica Sechenov (30 vagas), uma das melhores faculdades de medicina do mundo, segundo o ranking da Unesco.

Além delas, o aluno ainda pode escolher pela Universidade da Amizade dos Povos (30 vagas), que recebe centenas de estudantes de diversos países semestralmente, e a Universidade Estatal de Moscou Lomonosov (20 vagas), considerada a melhor do país, com cerca de três séculos de tradição.

Pelo programa da Associação Russa, os alunos iniciam o intercâmbio freqüentando a Faculdade Preparatória (FP), para aprender o idioma local. O tempo de permanência na FP varia de sete a dezesseis meses, dependendo da aptidão do estudante. Terminada essa etapa, há um teste de proficiência para o aluno então ingressar na faculdade, morando nos alojamentos da própria instituição.

O baixo custo dos estudos na Rússia é um dos principais atrativos para os estudantes brasileiros. Boa parte do custo da faculdade é subsidiada pelo governo russo, o que permite que as despesas sejam sensivelmente mais baixas em relação a de outros cursos europeus, ou mesmo de certas universidades particulares brasileiras.

Ao voltar para o Brasil, é necessário submeter o diploma adquirido a um processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em algum centro de ensino estrangeiro. A partir de 2010, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Os interessados devem procurar a Associação Russa até esta segunda-feira para dar início ao processo de seleção do embarque de março de 2007. Os inscritos depois dessa data irão compor as turmas de julho. Para mais informações: www.universidades-russia.com.br ou pelo telefone (11) 5505-5898.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248523/visualizar/