Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 13 de Janeiro de 2007 às 15:22

    Imprimir


Os shopping centers mais bonitos de São Paulo podem ser os mais freqüentados da cidade, mas nem sempre são os melhores para compras. Há uma divisão clara entre lazer e consumo na cabeça do consumidor --que faz com que certo local seja uma boa escolha na hora do almoço, por exemplo, mas não quando é preciso gastar.

A conclusão é parte do levantamento "My Shopping 2006", desenvolvido pela consultoria Toledo & Associados em entrevista domiciliar com 2.100 domicílios, divididas igualmente em cinco regiões da cidade: zonas norte, sul, leste, oeste e centro. A pesquisa foi feita em setembro, portanto antes do Natal, período de investimentos na decoração dos shoppings. Todas as classes foram ouvidas, com igual peso na análise.

Na zona oeste da capital, o Shopping Center Iguatemi é citado por 27% dos consumidores da região como o "mais bonito e atraente", seguido pelo Morumbi, com 14% das indicações. No entanto, na zona oeste, o Iguatemi é o sétimo na seleção dos melhores locais para compra, e o Morumbi, o 5º.

Na região sul, o Ibirapuera é o primeiro colocado no ranking dos centros de compra mais atraentes, segundo 24% dos entrevistados --boa infra-estrutura interna, luminosidade adequada e conforto, entre outros pontos, pesam na escolha. Entretanto, na lista dos locais mais freqüentados ou onde as pessoas abrem a carteira, ele ocupa a 3ª colocação. O Iguatemi, na região oeste, também é citado pelos moradores da zona sul como um dos mais belos (é o 3º colocado). Porém o empreendimento não é incluído no ranking do melhor local para compras na região sul.

Para Francisco José Toledo, diretor da Toledo & Associados, uma série de fatores --que vão do fácil acesso ao local até a política de preços das lojas-- explica a posição dos empreendimentos no ranking. "Se eu freqüento um shopping porque ele é perto do meu trabalho, não vou comprar ali, necessariamente. Posso preferir um perto de casa. As escolhas nem sempre convergem para o mesmo local", afirma.

É o caso do ocorrido na zona norte, acredita ele. Nessa região, o local escolhido como aquele onde mais se consomem produtos é o Center Norte, seguido do West Plaza. Mas o morador da região norte acredita que o Iguatemi (que nem sequer entra na sua seleção dos melhores lugares para se gastar) está entre os três mais atraentes locais da capital.

A única exceção --em que os moradores escolhem os mesmos locais como os mais belos e onde mais se gasta-- é a zona leste. O Shopping Leste Aricanduva foi escolhido como o mais atraente, seguido pelo Metrô Tatuapé. Ambos foram apontados também como os preferidos para compras.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248694/visualizar/