Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Janeiro de 2007 às 22:51

    Imprimir


Prefeito de Campo Verde, Dimorvan Brescancim, e empresários da Biocamp, em audiência com governador Blairo Maggi: mais uma indústria de biodiesel Depois de receber a primeira usina, inaugurada em novembro último no município de Barra do Bugres (168 Km a Médio-Norte da Capital), o Estado de Mato Grosso ganha mais uma indústria de biodiesel. Com previsão de inaugurar sua planta industrial no próximo mês de março no município de Campo Verde (131 Km ao Sul de Cuiabá), a empresa Biocamp pretende investir R$ 20 milhões no empreendimento e inicialmente produzir cerca de 50 milhões de litros de biodiesel, a partir de óleos vegetais e gordura animal, com perspectivas de atingir 100 milhões de litros em um ano de atividade.

A informação é de um dos diretores da empresa, Ari Nedef, que acompanhou o prefeito de Campo Verde, Dimorvan Alencar Brescancim em audiência com o governador Blairo Maggi, na manhã desta sexta-feira (12.01). A comitiva, liderada pelo prefeito, contou ainda com a presença de Olavo Píton e Wanderley Mantovani, também diretores da Biocamp; o secretário municipal de Indústria e Comércio de Campo Verde, Edmilson Otake, e o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Araújo.

“Nesta audiência viemos convidar formalmente o governador para a inauguração da indústria e solicitar seu empenho na tentativa de trazer o presidente Lula para o evento”, afirmou Dimorvan Brescancim. De acordo com ele, a instalação da indústria vai proporcionar 60 empregos diretos.

“Além disso, aproximadamente 700 famílias de agricultores familiares estarão envolvidas no empreendimento. Estamos incentivando a produção de pinhão manso, oferecendo a essas famílias 100 quilos de sementes para o plantio, mas já temos 500 hectares de girassol garantidos como matéria prima a ser ofertada à Biocamp”, destacou Brescancim. Incentivos

Um dos itens que mais oneram a produção agrícola em Mato Grosso é o óleo diesel e, nesse contexto, o biodiesel vem para esse mercado como uma nova alternativa na redução das despesas finais. Para auxiliar no incentivo a novas iniciativas de produção de biodiesel no Estado, além das propostas encaminhadas ao Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), gerido pela Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), o Governo propôs a isenção de ICMS para operações de prestação de serviço daqueles produtores de soja ou girassol que queiram, por exemplo, beneficiar as oleaginosas em empresas processadoras de óleo.

A Sicme tem atualmente 14 projetos no Prodeic para a instalação de usinas de biodiesel em diferentes regiões do Estado, cuja previsão ao longo de suas implantações terão capacidade de produção de aproximadamente 836 milhões de litros do combustível, oriundos principalmente de óleos vegetais. Desses 14 projetos, o primeiro já concretizado foi a usina Barralcool, que passa a operar inicialmente com grão do soja e, posteriormente, com outras oleaginosas, como pinhão manso e girassol, também fornecidos por pequenos agricultores. A Biocamp é o segundo empreendimento beneficiado pelo programa de incentivos do Estado.

Na ocasião da inauguração da usina da Barralcool, em Barra do Bugres, o governador Blairo Maggi manifestou sua confiança nesta nova alternativa energética, ressaltando a parceria necessária entre os Governos do Estado e Federal para viabilizar as condições de sua produção em larga escala.

“Precisamos nos empenhar mais nos próximos quatro anos, juntos, Estados e Governo Federal, para fazer nosso País andar e com determinação e vontade fazê-lo crescer a taxas de 6% a 7%”, observou o governador.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248822/visualizar/