Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 29 de Dezembro de 2006 às 17:02

    Imprimir


A Petrobras anunciou hoje a viabilidade de produção comercial de petróleo e gás natural em 19 áreas nas bacias do Espírito Santo, Campos (norte fluminense) e Santos (litoral de São Paulo).

A empresa informou que encaminhou à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) declarações de comercialidade das áreas (16 no mar e três em terra).

Embora as 19 áreas ainda devam passar por novas avaliações técnicas, para o processo de desenvolvimento, as estimativas da parcela da Petrobras nos volumes recuperáveis totais nas três bacias somam cerca de 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Bacias

Na Bacia de Santos, três áreas operadas pela Petrobras no antigo bloco BS-500 foram declaradas comerciais, resultando nos campos de petróleo e gás natural de Tambuatá, Pirapitanga e Carapiá, e uma área no antigo bloco BS-400, foi anexada ao Campo de Mexilhão. As estimativas de volumes recuperáveis nessas áreas somam cerca de 560 milhões de barris de óleo equivalente.

No Espírito Santo foram definidas quatro novas áreas no mar e três na porção terrestre, todas operadas pela Petrobras. Foram declarados comerciais os novos campos de gás de Carapó e Camarupim, e mais duas áreas de gás natural e petróleo leve que serão anexadas aos campos de Golfinho e Canapú. As estimativas de volumes recuperáveis nestas áreas marítimas são de cerca de 168 milhões de barris de óleo equivalente.

Em terra, foram definidos três novos campos denominados de Saíra, Seriema e Tabuiaiá, com volumes mais modestos em relação à porção marítima, porém de significativa importância para a manutenção dos níveis da produção terrestre da Bacia do Espírito Santo.

Na Bacia de Campos, foram declaradas comerciais oito novas áreas: o Campo de Maromba no antigo bloco BC-20, operado pela Petrobras em parceria com a Chevron; os campos de Carataí e Carapicu no antigo bloco BC-30; e no antigo bloco BC-60, os campos de Catuá, Caxarel, Mangangá e Pirambú e ainda uma área a ser anexada ao Campo de Baleia Azul. As estimativas de volumes recuperáveis são da ordem de 1,37 bilhão de barris de óleo equivalente.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251533/visualizar/