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Economia
Quarta - 27 de Dezembro de 2006 às 09:31

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Os consumidores que esperaram o Natal passar para ir às compras podem ter a chance de gastar menos e levar mais produtos. Isto porque muitas lojas estão realizando promoções que derrubaram os preços pela metade, além de oferecer condições facilitadas de pagamento. O bom movimento durante a época de Natal permitiu que as promoções, que tradicionalmente começam em janeiro, fossem antecipadas.

Em uma loja de calçados de Cuiabá a promoção chega a 50% de desconto. "Depois do Natal, acredito que as coisas entram em promoção, as liquidações aparecem mais e eles queimam o estoque", disse a culinarista Mitsu Carvalho.

O comércio antecipou as liquidações em Cuiabá porque as vendas de Natal foram maiores que em dezembro do ano passado. Os aparelhos eletroeletrônicos foram os campeões de venda. "Celulares passaram a ser o maior bem de procura de jovens e até dos próprios pais. Em segundo, computador, e depois aparelhos de MP3, TVs de tela grande", disse o gerente de loja Fabiano de Oliveira.

Balanço

As vendas de Natal cresceram 5% neste ano, em comparação com o mês de dezembro de 2005. De acordo com levantamento do Departamento de Pesquisas Econômicas do Sistema de Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), o desempenho é positivo, mas o balanço do acumulado do ano de 2006 é negativo. A queda foi de 10,31% em comparação com o ano passado.

O levantamento foi feito com 300 empresas do setor. O mês de novembro cresceu 4% em relação ao mesmo período do ano passado devido à antecipação das compras de Natal por parte dos consumidores. Este percentual, somado ao de dezembro, resulta em quase 10% de crescimento no último bimestre do ano.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/MT, Pedro Nadaf, o setor soma resultados negativos há 24 meses, pois as vendas em 2005 foram 8,63% inferiores às do ano anterior. A última alta registrada, aliás, foi a de 2004 em relação a 2003, que teve um percentual positivo de 10,26%.

Dentre os fatores associados ao reflexo da retração nas vendas e da estagnação na geração de empregos, que teve um percentual ínfimo de ofertas na mão-de-obra, na ordem de 350 contratações - que representa 0,1% -, estão as taxas de juros, crédito a pessoa física e o mal desempenho na produção agrícola regional e no extrativismo de madeira. 2007

Para o próximo ano, Nadaf diz que a Fecomércio/MT prevê que a economia sinaliza um crescimento. Segundo ele, ocorrerão grandes promoções em janeiro e, no primeiro trimestre, já haverá uma mostra da retomada do mercado local, que se intensificará no segundo semestre, com a entrada em vigor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Os pontos fortes para esta nova fase de expansão econômica são, na avaliação do presidente, as taxas de juros, ampliação do crédito consignado pessoa física, linhas de créditos com taxas diferenciadas para as micro e pequenas empresas e melhora dos preços dos comodites agrícolas.





Fonte: RMT-Online

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