Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 15:17

    Imprimir


Mais de 60 famílias de pequenos produtores de mel do município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, serão beneficiadas com a inauguração, na próxima segunda-feira (18), de uma agroindústria para beneficiamento do produto. O projeto, do governo do estado, recebeu investimentos de R$ 178 milhões, resultado de financiamento obtido junto ao Banco Mundial. A iniciativa integra as ações desenvolvidas no sentido de melhorar a economia de 11 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) no estado.

A implantação da Casa do Mel, como está sendo chamada a agroindústria, atende a uma antiga reivindicação da Associação dos Apicultores do município. O projeto foi viabilizado após a realização de estudos, encomendados a Universidade Federal Rural de Pernambuco, pela secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Cidadania, que apontaram potencial de produção de 300 toneladas de mel por ano no município.

De acordo com Brenda Braga, gerente do projeto Renascer, de combate à pobreza rural, a idéia é que os apicultores levem o mel para processar na agroindústria e assim evitem que atravessadores venham a interferir na hora da comercialização. "O mel processado em Ibimirim, que antes era vendido apenas peneirado e sem rótulo para outros estados como Ceará e Paraná, sairá para o mercado com um selo de qualidade, certificado pelo Ministério da Agricultura, que garantirá a confiabilidade do produto e agregará valor à atividade", observou.

O mel de abelha, que contém proteínas e vitaminas, é usado não só como alternativa para adoçar alimentos, mas também de forma terapêutica, em função das propriedades imunológicas, bactericidas e expectorantes que possui. A produção em todo o estado é de 1,2 mil toneladas ano, conforme dados da secretaria estadual de Produção Rural.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253853/visualizar/