Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 07:02

    Imprimir


Os casos de câncer de mama nos Estados Unidos registraram uma redução de 7,2% em 2003 depois que médicos pararam de recomendar a reposição hormonal para o tratamento da menopausa, segundo um estudo publicado hoje. A redução foi ainda maior (12%) entre as mulheres com idades entre 50 e 69 anos que tinham sido diagnosticadas com tumores.

Em 2002, uma ampla investigação federal havia vinculado o consumo de hormônios a um maior risco de câncer de mama, de doenças do coração e de outros problemas de saúde.

O relatório, que analisou as estatísticas federais sobre a incidência do câncer, foi apresentado nesta quinta-feira numa conferência em San Antonio (Texas). Os responsáveis foram cientistas do Centro Anderson de Pesquisa sobre o Câncer da Universidade do Texas.

Os especialistas analisaram 16 mil mulheres com idades de 50 a 70 anos submetidas à reposição hormonal. O sistema combate os efeitos secundários da menopausa e se baseia na prevenção de incômodos e problemas de saúde causados pelo diminuição da produção de estrogênio.

Os cientistas informaram que em 2003 foram diagnosticados 14 mil casos de câncer em mulheres a menos que em 2002, ano no qual a estimativa foi de 203,5 mil novos casos.

"É a maior redução na incidência de câncer de mama um só ano que eu tenha conhecido", disse o especialista Peter Ravdin, do departamento de bioestatística do Centro Anderson.

Cerca de 30% das mulheres americanas acima dos 50 anos faziam tratamento hormonal no início da década, mas metade interrompeu a reposição em 2002 depois da descoberta de um suposto vínculo com o câncer de mama, explicou Ravdin.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/253974/visualizar/