Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 17:22

    Imprimir


Apoiadores e opositores do presidente da Bolívia, Evo Morales, entraram em choque hoje na cidade de Santa Cruz, durante protesto organizado para exigir maior autonomia do governo local. Os organizadores do protesto disseram que eles estavam esperando centenas de milhares de manifestantes na passeata em Santa Cruz, maior e mais próspera cidade da Bolívia. Também foram planejados protestos na cidade de Tarija, ao sul, e nas cidades de Cobija e Trinidad - localizadas na região amazônica da Bolívia. O hospital de San Julian - cerca de 90 km a noroeste de Santa Cruz - recebeu pelo menos três pessoas que ficaram feridas nos choques entre manifestantes e apoiadores do presidente.

Os manifestantes formaram uma gigante meia-lua através da metade ocidental relativamente próspera do mapa da Bolívia, uma área dominada por uma população de mestiços e brancos que se ressentem da recente influência da população indígena de aimara e quechua, da parte andina da Bolívia. Morales, o primeiro presidente indígena da Bolívia, prometeu redistribuir o poder e a riqueza para a maioria indígena. Contudo, muitos na maior e mais próspera cidade boliviana de Santa Cruz reclamam que estão sendo deixados de lado.

"É um absurdo que tenhamos sempre que reafirmar que somos bolivianos. Isso atinge as pessoas aqui, faz com que eles se sintam rejeitados", disse German Antelo, presidente do Comitê Cívico Santa Cruz, uma assembléia não governamental líder do protesto. "Eles querem ser parte do país, mas mantendo sua própria identidade", acrescentou.

Morales controla pouco mais da metade da assembléia constituinte popularmente eleita, e defende que uma maioria simples é suficiente para aprovar a nova constituição. Mas a oposição conservadora, centrada em Santa Cruz, insiste que o documento deve ser aprovados por dois terços da assembléia de 255 membros. Semanas de negociações entre os dois lados falharam em produzir um compromisso e delegados da oposição tem declarado um boicote à assembléia até que o governo permita a aprovação por maioria de dois terços.

Agora, a oposição está levando a luta para as ruas. Camisetas de protesto são vendidas em Santa Cruz com dizeres "2/3" ou "Autonomia" - e em alguns locais grafites evocam independência total do "Ditador Evo".





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254016/visualizar/