Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 15 de Dezembro de 2006 às 12:54

    Imprimir


Com o auxílio de uma unidade de Minilab da BASF, foi confirmado o primeiro foco de ferrugem asiática de soja na região de Cascavel, oeste do Paraná, em uma propriedade localizada na cidade de Braganey. Amostras de folhas suspeitas foram levadas, no último dia 06, à Unidade BASF de Monitoramento de Doenças, instalada na revenda Grão Fértil em Corbélia, município à 30 km de Braganey, onde foi comprovada a primeira incidência da ferrugem da região.

Após a confirmação, a amostra foi encaminhada para Coodetec e posteriormente registrada no site da Basf-Agro e da Embrapa. A lavoura, que teve o plantio em 22/11, utiliza a cultivar COODETEC 214, e se encontrava no estágio fenológico V3 - V4 quando foi detectada a doença. A presença da ferrugem foi verificada somente nas folhas de soja voluntária (oriunda da safrinha com cultivar Coodetec 214) em estágio R4). As ocorrências de ferrugem da soja detectadas pelos MINILABs nas diversas regiões do Brasil, também podem ser acompanhadas através do site da BASF – Agro (www.agro-basf.com.br) que tem atualização constante.

Desde a última safra, a BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do país, disponibiliza gratuitamente 450 Minilabs nas regiões produtoras em todo o Brasil, para auxiliar o sojicultor na identificação da ferrugem.

Nas Unidades, o produtor tem acesso ao diagnóstico rápido da situação da sua lavoura, recebendo as orientações corretas para prevenir, detectar e combater com eficácia a ferrugem asiática e outras doenças da soja. No Paraná são 115 Minilabs à disposição do sojicultor.

Já no seu primeiro ano de funcionamento (safra 2005/2006), o programa foi responsável por analisar mais de duas mil amostras de plantas em todo o país, tendo 722 confirmações de focos de ferrugem. Para utilizar o serviço do Minilab, o produtor deve levar as folhas com suspeita de infecção da doença até o canal de distribuição BASF mais próximo da sua propriedade (revendas ou cooperativas), onde técnicos capacitados realizam o diagnóstico gratuito das amostras de plantas.

Por meio do site da Divisão de Produtos para Agricultura da BASF www.agro.basf.com.br ou do contato com o Fale com a BASF 0800-0192-500, é possível saber onde se localiza o Minilab mais próximo da lavoura. “Este é o primeiro foco de ferrugem em lavoura comercial no estado de São Paulo, com isso o produtor do sudoeste paulista, em especial, deve procurar intensificar o monitoramento de sua plantação para prevenir o avanço da doença”, ressalta Waldemar Sanchez, gerente de Cultura Soja da BASF.

Controle eficaz de ferrugem

Com ação sistêmica, o Opera (marca registrda da Basf) revolucionou as técnicas de controle das doenças que atacam a cultura da soja durante todo o ciclo da planta, especialmente a ferrugem asiática. O fungicida, produzido com exclusividade pela BASF, proporciona alta produtividade, maior rentabilidade ao produtor e é o único fungicida no mercado com Efeito Fisiológico comprovado.

O Efeito Fisiológico do F500 é obtido a partir do aumento da fotossíntese líquida e da atividade da enzima nitrato-redutase, combinado com a diminuição da produção do etileno. Todos esses fatores reunidos contribuem para a produtividade e qualidade das lavouras.

As principais características do Opera são o controle eficaz das principais doenças foliares da soja, efeito protetor e curativo na planta, fórmula exclusiva, longo período de controle, alta produtividade, maior lucratividade e amplo espectro de ação, controlando inclusive doenças de final de ciclo. “A aplicação do Opera é uma tecnologia que a cada safra se consolida como sendo imprenscindível para quem busca alta produtividade e maior rentabilidade na cultura de soja”, destaca o gerente.





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254093/visualizar/