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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 14 de Dezembro de 2006 às 22:51

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Desde outubro passado, restaurantes da Capital e interior, associados a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- Abrasel/MT, participam do programa Qualidade na Mesa e realizam boas práticas na fabricação de alimentos. Esses restaurantes trabalham na confecção do Manual das Boas Práticas. De acordo com o presidente da Abrasel/MT, Francisco Chaves, trata-se de um documento individual que trará as ações adequadas à realidade de casa empresa. “Os manuais dos restaurantes serão confeccionados a partir do trabalho in loco de duas consultoras em nutrição especializadas na área de segurança alimentar”, disse ele.

O Objetivo do programa realizado pela Abrasel/MT, em parceria com o Ministério do Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae, é fornecer um alimento pronto de qualidade e seguro na mesa do consumidor mato-grossense. “O Qualidade na Mesa tem a missão de promover uma excelência na alimentação fora do lar”, explica.

Segundo a nutricionista Tânia Quintela, consultora para a Abrasel, as visitas as instituições levam em conta a legislação vigente e as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária- Anvisa. “Checamos se tudo está em conformidade. Desde a estrutura física do restaurante, como rede de esgoto e instalações elétricas até a postura do atendimento, enfim, tudo o que possa comprometer a qualidade na produção”, disse ela.

Tânia fala que após essa visita é montado, juntamente com a equipe do restaurante, um plano de ação para sanar as “não-conformidades”. Esse trabalho pode durar de um a dois meses, na maioria dos casos, podendo chegar a três meses, nos casos mais graves.

A próxima fase do programa deve se iniciar entre janeiro e fevereiro do ano que vem e tratará da formação de multiplicadores. Conforme Francisco Chaves, após adequar as empresas para o padrão de segurança no alimento, observando a higiene pessoal, limpeza e sanitização, tempo, temperatura e prevenção contra as contaminações, o foco será no atendimento do cliente. “Serão técnicas de como servir com cordialidade, dentro das expectativas dos clientes”, diz ele. A Abrasel esta estudando uma forma de identificar os restaurantes que participam desse programa de qualidade. “A idéia é criarmos um selo que seria afixado na entrada dos estabelecimentos. Desse forma, o cliente poderá identificá-los”, ponderou Chaves.





Fonte: 24HorasNews

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