Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 13 de Dezembro de 2006 às 09:13

    Imprimir


O pagamento integral do 13º salário deve injetar mais de R$ 560 milhões na economia de Mato grosso, segundo o Dieese. Mas antes de gastar esse dinheiro o trabalhador deve ficar atento às contas e a reserva financeira.

Enquanto trabalha dona Jane Marques de Oliveira faz planos. Ela é uma dos 25 mil trabalhadores domésticos com carteira asssinada em Mato Grosso, que aguardam ansiosos o 13º Salário. "Vou comprar uns materiais para arrumar o meu banheiro", diz dona Jane.

O salário extra do fim do ano deve injetar mais de meio bilhão no comércio do Estado e o comércio será o setor mais beneficiado por causa das compras de Natal. Mas antes de sair por aí, gastando o salário, os especialistas orientam: primeiro o consumidor deve pagar as dívidas, principalmente as do cartão de crédito, cheque especial e o crediário, que têm os juros mais altos.

Fazer como a dona Jane, investindo na reforma da casa, também é uma boa alternativa. A explicação é que os materiais de construção estão com juros menores. Economistas também alertam: pesquiar nunca sai da moda. A novidade da pechincha agora é a internet. É possível encontrar produtos mais baratos e até pedir orçamento para as lojas, via online. E se sobrar dinheiro é bom guardar para as contas de início do ano.

"Despesas como pagamento de IPVA, IPTU, mensalidades das escolas e material escolar são pontuais. Tudo isso compromete o orçamento de janeiro, fevereiro e março. É importante ficar atento", afirma o economista Anaor Carneiro da Silva.

Por isso, para quem quer economizar a velha caderneta de poupança é um meio rápido e simples. Mas para realizar as compras e economizar é necessário fazer os cálculos. "Eu não pesquiso nada. Na hora é que eu decido o que vou fazer", disse dona Jane. Essa atitude não é recomendado pelos economistas. Será difícil economizar agindo por impulso, fazendo compras sem pesquisar.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254588/visualizar/