Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 16:15

    Imprimir


De cada 100 processos em pauta de segunda a quinta-feira da semana passada nas 26 varas do trabalho instaladas em Mato Grosso, 30 foram conciliados.

Foram 744 audiências e 230 acordos, totalizando um percentual de 30,91%. Os dados não incluem as audiências de julgamento, momento em que o magistrado divulga a sentença às partes, assim como os processos arquivados pelo ausência do reclamante à audiência inicial.

Somados aos 181 processos conciliados na sexta-feira, durante o mutirão do Dia Nacional de Conciliação, o percentual de acordos na Justiça do Trabalho de Mato Grosso na semana passada sobe para 44,43%.

Para o evento foram montadas duas salas de audiência no saguão do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. Os juízes Ranúlio Mendes Moreira e Karina Suemi Kashima homologaram os acordos a partir das 9 horas da manhã.

Segundo o juiz Luis Aparecido Ferreira Torres, coordenador do movimento na Justiça do Trabalho mato-grossense, o TRT cumpre o seu compromisso social e institucional ao participar do evento que tem como idéia principal a conciliação, idéia que historicamente é abraçada pela justiça trabalhista.

A abertura do mutirão contou com a presença da presidente do TRT/MT, desembargadora Maria Berenice Carvalho Castro Souza, que falou das vantagens da solução de litígios por meio de acordo. "A conciliação agrada a ambas as partes. Empregador e empregado cedem um pouco e a solução é a mais rápida e a mais satisfatória porque todos sabemos que uma sentença ou um acordão necessariamente não agradará as duas partes, muito pelo contrário. A maioria das vezes há interposição de recurso, o que prorroga a solução do conflito", explicou.

A presidente destacou ainda que o objetivo do movimento iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça não é apenas desafogar o Judiciário mas formar uma consciência de que entrar em acordo é uma solução mais benéfica para as partes.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254690/visualizar/