Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 16:12

    Imprimir


O governador Blairo Maggi prestigiou na noite desta segunda-feira (11.12) a solenidade de inauguração da nova sede do Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), anexo à Superintendência Federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Várzea Grande.

Acompanhado do presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Décio Coutinho, ele foi recebido pelo superintendente do Mapa em Mato Grosso, Paulo Bilego, o presidente do Fefa, deputado Zeca D´ Ávila, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e deputado federal eleito, Homero Pereira, o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, diretores do fundo dos segmentos de frigoríficos, leiloeiras e produtores, entre outras autoridades.

Maggi descerrou placas e reafirmou o apoio do Governo do Estado à política de erradicação da febra aftosa implementada pela entidade em parceria com o Indea. Na solenidade, o governador também recebeu uma homenagem por reconhecimento a este apoio, junto com os ex-governadores, Jaime Campos, Rogério Sales e dona Maria Oliveira, mãe e representante do ex-governador Dante de Oliveira, falecido em julho deste ano.

“Só tenho que agradecer e cumprimentar o Zeca D´Ávila e sua diretoria que tem ajudado o Estado a combater a febre aftosa. Todos sabemos da importância que é ter um certificado de sanidade animal, ainda mais em nosso Estado que tem na pecuária um importante setor de sua economia, pois ele é um grande exportador de carne. Espero que esta sede possa servir cada vez mais à pecuária mato-grossense”, destacou Maggi.

O governador disse, ainda, que embora o Estado esteja entrando numa nova fase, de verticalização, saindo da fase primária do agronegócio e pecuária para a industrialização, é seu desejo e intenção de que se mantenha a garantia da sanidade animal. "Sem sanidade não teremos mercado e isso é importante para Mato Grosso e para o Brasil, porque todos sabem da importância dessa atividade para a Balança Comercial”, observou Maggi. Ele afirmou ainda que continuará empenhado na atração de mais indústrias para o Estado, inclusive as frigoríficas.

Na solenidade, o vice-presidente do Fefa e leiloeiro, Kleber Leite, fez um histórico da entidade que surgiu em 1994 destacando sua importância num título que Mato Grosso ostenta há 131 meses ou mais de 10 anos sem ter registrado nenhum foco de aftosa no Estado. “Nós temos o maior rebanho bovino do país e nossa sanidade tem sido comprovada a cada ano, mas não podemos descuidar. Precisamos continuar trabalhando pela sua erradicação”, afirmou. De acordo com ele, a atividade vem crescendo no Estado, mesmo com as dificuldades e até embargo de carne sofrido pela Rússia, em virtude de focos registrados em Estados vizinhos. “Em 1994 Mato Grosso tinha dez frigoríficos e hoje temos 45. Em 2005, nós exportamos 216 milhões de dólares", informou Kleber Leite.

Mais recursos – Durante a cerimônia, o superintendente federal do Mapa, Paulo Bilego autorizou o anúncio feito pelo próprio governador da liberação de mais R$ 2,68 milhões pelo Ministério num convênio com o Indea-MT. O presidente do órgão, Décio Coutinho, comemorou a liberação salientando que o recurso irá contribuir muito para as fases finais da campanha de vacinação deste ano quando precisamos contratar veterinários e fiscais, porque o fundo dá o aporte e o Indea-MT é que executa as campanhas de vacinação e os procedimentos de prevenção. Segundo ele, este é o recurso de um convênio assinado em junho passado, mas “antes tarde do que nunca”, assinalou.

Segundo o presidente do Fefa, Zeca D´Ávila, o fundo já recebeu do Governo Federal nos 12 anos de sua criação, aproximadamente R$ 30 milhões.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254692/visualizar/