Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 20:29

    Imprimir


A pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2005, divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a produção de leite no país cresceu perto de 70% desde 1990. E que no ano passado, aumentaram também a produção de codornas (9,5%) e a de frangos (7%), além da de ovos.

Em 2005, o país produziu 24,6 bilhões de litros de leite, aumentando em 4,7% o total do ano anterior. O estado de Minas Gerais se mantém na liderança, participando com 28,1% da produção, seguido de Goiás (10,8%), Paraná (10,3%) e Rio Grande do Sul (10,0%). O município mineiro de Ibiá é o campeão de produção de leite em 2005, entre 10 cidades do estado que disputam o título, contribuindo com 104,4 milhões.

Apesar do esforço dos produtores para garantir um melhor produto, segundo o IBGE, a média brasileira de produção de leite por animal ainda é pequena.

Já na produção de codornas, os estados de São Paulo (36%), Espírito Santo (10,0%) e Minas Gerais (9,0%) se destacaram, mas os maiores aumentos de criação ocorreram em Pernambuco (26,4%) e no Espírito Santo (15,8%). A maior queda foi na Paraíba (30,6%).

Segundo o gerente de Pecuária do IBGE, Otávio Costa de Oliveira, o aumento dessa criação demonstra uma tendência de diversificação por parte dos empresários. "Mas pode ter acontecido uma atualização de cadastro de produtores que não estavam sendo captados anteriormente", acrescentou.

A criação de frangos teve um aumento de 7% em relação a 2004 e atingiu no ano passado 812,5 milhões de unidades, enquanto a de galinhas chegou a 186,6 milhões, com variação marginal de 1% sobre 2004. Na avaliação dos técnicos do IBGE, essa variação pode indicar um desestímulo a reinvestimentos no setor, devido aos casos de gripe aviária em 2005.

São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os maiores produtores de frangos e galinhas. O estado que mais produz frango de corte é o Paraná e Brasília (DF) foi destaque municipal entre os produtores de frango do país subiu da terceira para a primeira posição. Já a cidade de Bastos (SP) é a que mais produz galinhas, seguida por Santa Maria de Jetibá (ES), Itanhandu (MG) e Feira de Santana (BA).

A produção de ovos foi de 2,8 bilhões de dúzias e o crescimento ocorreu principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As regiões Norte e Centro-Oeste aumentaram a produção de mel em 25,9% e 19,7%, respectivamente, com destaque para os estados de Roraima, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas o principal estado produtor é o Rio Grande do Sul (22%).

"A atividade tem crescido e muitas empresas se profissionalizaram, com apoio governamental. O mel orgânico, especialmente, tem boa aceitação no mercado internacional e há uma tendência de exportação", explicou Otávio Costa de Oliveira. Ele informou ainda que em 2005 houve redução na criação de coelhos e na produção de casulos do bicho da seda e de lã bruta, com queda no número de ovinos tosqueados.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/254885/visualizar/