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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Dezembro de 2006 às 14:38

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A Polícia Federal deve consultar a Justiça para saber se pode, ou não, indiciar controladores de vôo pela responsabilidade no acidente da Gol. Os controladores são militares.

O Boeing da companhia aérea brasileira que fazia o vôo 1907 caiu no Norte de Mato Grosso em 29 de setembro, depois de colidir com um jato Legacy pertencente à empresa de táxi-aéreo norte-americana ExcelAire. As 154 pessoas que estavam a bordo do Boeing morreram.

O delegado Ramón Almeida da Silva, responsável pelas investigações sobre o acidente, tem até quarta-feira (13) para encaminhar à Justiça um relatório do caso.

A Polícia Federal já considera que os controladores que trabalhavam no momento da colisão cometeram erros. Mas não devem ser indiciados agora porque são militares. A dúvida do delegado é se a polícia tem competência para fazer o indiciamento.

O relatório deverá citar um controlador e seu assistente, detalhando a responsabilidade de cada um. O supervisor de plantão também poderá ser incluído no documento. Caberá à Justiça dizer como os militares deverão ser tratados.

O especialista em criminalística José Gomes de Matos Filho acredita que os controladores militares não poderão ser indiciados pela Polícia Federal: "Isso será remetido ao procurador militar que vai, pedir o arquivamento (do processo) ou oferecer uma denúncia. Se oferecer a denúncia, este processo contra os militares, em se tratando de crime militar, tramitaria na Justiça militar e os crimes comuns seriam então julgados pela Justiça comum", explicou o advogado.

Ontem, o programa 'Fantástico', da Rede Globo, comprovou a existência de problemas técnicos no controle de tráfego aéreo brasileiro. Uma equipe de reportagem alugou um jatinho e fez o percurso Brasília-Serra do Cachimbo, próximo ao local onde caiu o Boeing da Gol, em Mato Grosso. Durante seis minutos, o jatinho perdeu a comunicação, por radar, com o centro de controle, mas o rádio continuou funcionando.





Fonte: G1

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