Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 16:15

    Imprimir


O que é? O endocárdio é a camada interna do coração, do qual fazem parte as válvulas cardíacas. A endocardite é uma infecção que geralmente ocorre em pessoas que apresentam lesões no coração. Localiza-se principalmente nas válvulas, podendo ser encontradas também em qualquer parte do endocárdio. São provocadas pro microorganismos, como bactérias, fungos e microbactérias. Volta ao início Como age: O aparecimento de endocardites é facilitado por procedimentos em que haja contato externo com o organismo, por exemplo, extrações dentárias, infecções de pele, cirurgias, colocação de sondas, etc. Usuários de drogas injetáveis são os mais atingidos pela doença. Através desse contato, as bactérias entram no organismo através da circulação sanguínea se alojando no endocárdio. Volta ao início Sintomas:

Febres prolongadas, agravamento de doença cardíaca já existente, aumento do baço, alterações neurológicas, embolias arteriais ou pulmonares. O paciente poderá ter calafrios, suor noturno, falta de ar e dores. Além disso, pode perder peso. Prevenção:

Evitar infecções de pele, como micoses, não usar drogas e procurar cuidados de profissionais que garantam assepsia nos casos de procedimentos invasivos como as cirurgias.

Como tratar:

Geralmente o uso de antibióticos por um período prolongado pode reverter a situação, contudo o caso deve ser tratado por um médico. Se houverem grandes alterações nas válvulas cardíacas, a pessoa poderá passar por uma cirurgia de troca da válvula.

A quem recorrer: Em caso de sintomas, procure seu cardiologista.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255269/visualizar/