Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 15:42

    Imprimir


Os presidentes do Peru e da Venezuela, Alan García e Hugo Chávez, deram por terminado neste sábado o embate que tinha abalado as relações entre os dois países e abraçaram-se como amigos.

Durante a 2a Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, que ocorre na cidade boliviana de Cochabamba, o governante peruano começou seu discurso parabenizando o espírito de união de todos os países da região, o que o levou a esquecer as diferenças.

Esse espírito "nos permite fortalecer essa união, encerrando um capítulo de incompreensão e um capítulo de discussões sem sentido que dei por terminado com meu amigo e companheiro Hugo Chávez", afirmou García, aplaudido pelos presidentes da região e pelos delegados assistentes do encontro.

"E com isso fazemos uma homenagem a Bolívar", acrescentou, referindo-se ao líder do século XIX que ganhou o título de libertador da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela por lutar pela independência desses países.

O recém reeleito presidente venezuelano, Hugo Chávez, já havia deixado a porta aberta para a reconciliação com o Peru se García mostrasse uma atitude semelhante, depois que ambos iniciaram longas discussões em torno de diferenças ideológicas e acordos comerciais que anuviou as relações entre os dois países.

Quando chegou sua vez de falar, Chávez não demorou a chamar o colega de "Alan, amigo meu desde hoje".

Em breves declarações à imprensa, García afirmou ainda que entre ele e Chávez há uma "boa química" e confirmou que na sexta-feira tiveram a oportunidade de trocar idéias e saudações.

"Creio que há uma boa relação, e de nossa parte uma boa química. Nós dois temos um sentido social, cada um a partir de sua realidade, dos modos de produção de seu país. Entendo que ambos queremos que os benefícios do desenvolvimento alcancem os mais pobres e os excluídos", concluiu.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255277/visualizar/