Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 09 de Dezembro de 2006 às 10:37

    Imprimir


Escolher os presentes para amigos e parentes no final de ano pode parecer um desafio para muitas pessoas. Em alguns casos, o tamanho não é o certo ou a cor não agrada.

No caso de eletroeletrônicos, a vergonha pode ser maior caso o presente nem funcione ou simplesmente represente uma ameaça para os consumidores. Para que você não passe vexame com um eletrodoméstico que é mais um presente de grego, veja os testes realizados pela associação de defesa do consumidor, Pro Teste, com os aparelhos.

Para que os eletroeletrônicos funcionem, são precisos fios de conexão. No entanto, o que garante a usabilidade do aparelho pode representar um perigo para as pessoas, mesmo que sigam o manual de utilização.

Este é o caso das batedeiras. A Pro Teste detectou no mercado alguns aparelhos com a possibilidade de empurrar o cordão de alimentação para dentro do eletrodoméstico, o que pode cruzar fios e causar curtos-circuitos.

Além disso, ao ligar e desligar o aparelho, a pessoa pode levar choques, e os fios utilizados são muito pequenos, o que pode aumentar a chance de incêndio caso o aparelho seja usado por tempo prolongado.

No Brasil, existem normas de segurança com relação a cada eletroeletrônico e, entre elas, está a que determina um grau de aquecimento máximo dos aparelhos, para que eles não causem nenhum tipo de acidente.

Um aparelho que apresenta riscos quanto a este problema são os aspiradores de pó. A Pro Teste detectou eletroeletrônicos com aquecimento acima do permitido, o que pode causar curtos-circuitos com derretimento de alguns componentes.

Quando não existe proteção nos plugues, peça que liga o aparelho na tomada, o usuário pode levar um choque ao tentar conectar o eletroeletrônico, o que é perigoso dependendo da carga elétrica.

Tanto as churrasqueiras encontradas no mercado quanto os fornos elétricos apresentaram esta característica. Por isso, na hora de comprar um dos dois itens, verifique se o componente que os conectam na tomada estão revestidos.





Fonte: InfoMoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255346/visualizar/