Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 12:33

    Imprimir


A Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), aprovou, de janeiro de 2003 a setembro deste ano, 5.557 cartas-consultas, totalizando contratações da ordem de 1,1 bilhão para projetos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Rural, ante uma demanda de 3,1 bilhões em Mato Grosso no mesmo período.

Beneficiados com os recursos, pequenos, médios, mini e grandes produtores conseguiram junto ao Banco do Brasil financiamentos nesta modalidade de linha de crédito, cujas taxas de juros variam de 6% a 10,75% ao ano (com bônus de 15% com pagamento das parcelas em dia). O limite por projetos com recursos do FCO Rural é de R$ 4,8 milhões.

Em 2003, o montante de recursos contratados chegou a 309,2 milhões, ante 192 milhões em 2004; 506 milhões em 2005 e 191 milhões até setembro deste ano. “O FCO é uma fonte de financiamento com encargos privilegiados e temos feito esforços para divulgar as diversas alternativas de financiamentos existentes. A cada ano os volumes aplicados são crescentes e isso é muito bom para o Estado, uma vez que contribui para mudar o perfil da nossa economia e aumenta a circulação de riquezas”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Para estimular o produtor a buscar a linha de crédito, a Seder disponibilizou, junto ao BB, dois funcionários para manter contato com os interessados em investir em projetos nas áreas de silagem, armazenagem, pecuária de corte, leite, reflorestamento, correção de solo, pastagem, plantio de eucalipto, cana-de-açúcar, abacaxi e equipamentos para avicultura, pecuária e agricultura, entre outros projetos do setor agrícola.

No governo Blairo Maggi, os empregos gerados no campo com os recursos do FCO Rural, totalizaram, de janeiro de 2003 a setembro deste ano, 262.208 contratações, sendo 90.121 diretos e 172.087 indiretos. “Isso mostra que o FCO cumpre uma função social muito importante”, disse o coordenador do FCO Rural, Dimas Gomes Neto.

A Constituição Federal de 1988 destinou parte do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados para aplicação em programas de financiamento ao setor produtivo das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O FCO tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com o Plano Regional de Desenvolvimento.

Na qualidade de administrador do Fundo, o Banco do Brasil oferece apoio financeiro aos investimentos de produtores rurais - pessoas físicas ou jurídica - que se dediquem à atividade produtiva nos segmentos agropecuário, mineral, industrial, comercial e de serviços, agroindustrial e turístico da Região Centro-Oeste.

Ao distribuir fatia da arrecadação tributária para as regiões mais carentes, a União propiciou a criação dos Fundos Constitucionais de Financiamento, entre os quais o FCO, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região Centro-Oeste, mediante a execução de programas de financiamento às atividades produtivas dos setores agropecuário, industrial, agroindustrial, mineral, infra-estrutura, de turismo, comércio e serviços.

Informações sobre o FCO podem ser obtidas nos sites www.seder.mt.gov.br ou www.sicme.mt.gov.br. Os dois endereços têm o modelo-padrão para elaboração dos projetos tanto na modalidade Rural como Empresarial.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255553/visualizar/